Ceará é finalista em ranking nacional de serviços digitais, da ABEP-TIC
8 de julho de 2025 - 13:16 #ABEP-TIC #Etice #tecnologia
Ascom Etice - texto e foto
O estado do Ceará é destaque nacional na transformação digital dos serviços públicos e está entre os finalistas da 6ª edição do Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais (IOSPD), promovido pela ABEP-TIC (Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de TIC). O reconhecimento reforça o papel da Etice (Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará) como protagonista no processo de modernização e digitalização dos serviços oferecidos à população cearense.
A premiação ocorrerá no dia 6 de agosto, durante o Seminário Nacional de TIC para a Gestão Pública (SECOP 2025), em Brasília. O Ceará é finalista na categoria de maior variação nominal, que avalia os estados com maior evolução em relação à edição anterior do índice. Nessa categoria, também concorrem Amazonas e Distrito Federal.
Além da categoria de maior variação nominal, o IOSPD 2025 também reconhece os estados com melhor desempenho geral e os que mais se destacaram em inovação na oferta de serviços digitais. No ranking geral, que avalia o nível mais alto de digitalização dos serviços públicos, concorrem Acre, Goiás, Piauí, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Na dimensão voltada à inovação, que premia iniciativas criativas e soluções tecnológicas aplicadas à gestão pública, os finalistas são Acre, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Para o presidente da Etice, Francisco Barbosa, o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo e planejado: “estar entre os finalistas do IOSPD é resultado direto do trabalho que temos feito para promover um governo mais digital, eficiente e centrado no cidadão. A Etice tem liderado esse processo com responsabilidade e inovação, garantindo que os serviços públicos estejam mais acessíveis e modernos para todos os cearenses”.
O IOSPD foi criado para mensurar o grau de digitalização dos serviços públicos oferecidos pelos governos estaduais e pelo Distrito Federal. A metodologia é composta por indicadores que avaliam dimensões como acessibilidade, inovação, integração e qualidade na prestação dos serviços digitais. A presença do Ceará entre os destaques nacionais reafirma o compromisso do Estado com a transformação digital como política pública estratégica.
Sobre o Índice
Desenvolvido pela ABEP-TIC, o IOSPD integra o Pilar de Eficiência da Máquina Pública, componente do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O índice é baseado em dados fornecidos pelas unidades federativas, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
O avanço do Ceará consolida os avanços recentes em conectividade, inclusão digital e inovação, impulsionados pela atuação da Etice, que segue promovendo a transformação digital como vetor de desenvolvimento social e econômico.