Governo do Ceará reúne mais 40 municípios para tratar da ampliação do Ensino Superior no estado

8 de julho de 2025 - 12:58 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - texto
Helene Santos - Casa Civil - fotos Yuri Leonardo - Casa Civil - infográfico

Ação faz parte da meta de chegar a 186 polos da Universidade Aberta do Brasil para atender os 184 municípios até 2026

Mais parcerias para universalização do Ensino Superior no Ceará. Nesta terça-feira (8), o Governo do Ceará promoveu mais um encontro com as prefeituras para tratar da ampliação dos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em todo o estado. A reunião, conduzida pela vice-governadora Jade Romero, foi direcionada aos 40 municípios incluídos na quinta etapa. Também estiveram presentes a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), Sandra Monteiro; o secretário da Articulação Política, Nelson Martins; reitores e representantes de universidades públicas; além de prefeitos e prefeitas.

“Essa iniciativa é transformadora. Precisamos alimentar, em especial nos nossos jovens, o direito de seguir sonhando, o direito de buscar uma profissão que traga uma autonomia econômica para as suas famílias. Isso muda também a vida dos municípios. Nós estamos falando de um sonho que está perto de se concretizar”, destacou a vice-governadora Jade Romero, representando o governador Elmano de Freitas na reunião.

A parceria entre Governo do Ceará e UAB tem o objetivo de alcançar 153 polos ainda este ano, para chegar a 186 polos até 2026. “Essa ação faz parte da expansão do Ensino Superior no Ceará, uma política de Estado voltada para ampliação do acesso à universidade, com novos campus e cursos presenciais, e também a Educação a Distância (EaD), por meio da parceria com o Governo Federal, a Capes e o Ministério da Educação”, afirmou Sandra Monteiro, titular da Secitece.

Atualmente, o Ceará conta com 115 polos aptos, com 12.423 estudantes distribuídos em cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, houve o incremento de mais 5 mil novas vagas da UAB para o estado.

Mais democratização

No Ceará, a rede UAB tem as seguintes instituições públicas estaduais e federais como parceiras: Universidade Estadual do Ceará (Uece); Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA); Universidade Regional do Cariri (Urca); Instituto Federal do Ceará (IFCE); Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

“Esse projeto de levar a universidade pública e de qualidade para todos os municípios é inédito no Brasil. Só o Estado do Ceará está fazendo isso, com um modelo único. É um projeto revolucionário, porque a educação é o principal ativo de desenvolvimento pessoal e coletivo. O polo é um portal de encontro dos municípios com seis universidades públicas”, defendeu o reitor da Uece, Hidelbrando Soares.

Os cursos de graduação e pós-graduação (lato sensu) UAB são voltados, principalmente, à formação de professores, agentes públicos, além de alinhamento às demandas econômicas locais.

A prefeita de Altaneira, Késia Alcântara, acredita que a chegada do polo UAB vai representar mais oportunidades. “Essa universalização do ensino superior é muito importante para os municípios pequenos. Vamos abraçar essa causa, porque o investimento em educação é um marco muito importante para qualquer pontapé inicial de qualquer município”, disse.

Para receber o polo, cada município deve apresentar documentação e estrutura adequada para apoiar professores e alunos em atividades. Os cursos de graduação e pós-graduação serão definidos posteriormente de acordo com a demanda do município e a disponibilidade da universidade parceira. “É muito importante estarmos juntos nessa parceria, porque é muito importante para nosso estado”, concluiu o secretário da Articulação Política, Nelson Martins.