Seinfra amplia cobertura no Mercado Livre para reduzir gastos de energia na Saúde, Segurança e Educação
9 de julho de 2025 - 13:09 #educação #gasto de energia #infraestrutura #saúde #segurança
Erivelton Celedônio - Ascom Seinfra - Texto
Ascom PCCE e Sesa - Fotos
Visando promover um consumo energético cada vez mais sustentável, a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) segue ampliando o catálogo de equipamentos públicos no Mercado Livre de Energia. Em junho, 14 novas unidades da administração direta passaram a ser abastecidas pelo sistema de menor custo e oriundo de fontes renováveis. Ao todo, o Estado já conta com 95 equipamentos contemplados, com economia de até 30% nos gastos de energia.
É o caso do Hospital de Messejana, que em junho se juntou a outros seis grandes hospitais já contemplados pelo Mercado Livre – dois em Fortaleza e quatro no Interior. Além dele, na área da segurança pública, a Seinfra promoveu a adesão da superintendência da Polícia Civil; do Complexo de Delegacias Especializadas (Code); e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Também aderiram ao sistema o Palácio da Abolição; as sedes da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag); o Colégio da Polícia Militar; a UPA do Conjunto Ceará e cinco novas escolas da rede estadual de ensino.
“Mês a mês, temos comemorado os avanços dessa política pública que alia redução de custos, sustentabilidade e previsibilidade econômica. No último mês, chegamos a 95 unidades da administração pública integradas ao sistema — dezenas de imóveis que já consomem energia limpa e eficiente. A expectativa agora é ultrapassar a marca de 100 prédios a partir de julho, reforçando o compromisso do Ceará com a agenda energética e com um futuro mais sustentável”, diz o secretário da Infraestrutura do Ceará, Hélio Winston Leitão.
50 escolas contempladas
Com a inclusão das escolas profissionalizantes Maria Giselda Coelho Teixeira, do município de Palmácia (com economia prevista de 27,81%); Avelino Magalhães, de Tabuleiro do Norte (27,81%); Dep. José Walfrido Monteiro, de Icó (19,89%); Osmira Eduardo de Castro, de Russas (19,30%) e Professor José Augusto Torres, de Senador Pompeu (8,54%), já são 50 unidades da rede estadual assistidas pelo Mercado Livre, em mais de 30 municípios cearenses.
Com as mudanças garantidas pela Seinfra, o fornecimento de energia renovável é feito pela EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, por meio de um contrato. A energia continua sendo distribuída pela Enel Ceará, mas a comercialização passa para o ambiente de contratação livre. Até 2029, devem ser entregues 13,4 MW médios (ou 117.000 MWh/ano), garantindo um abastecimento seguro, limpo e eficiente para os órgãos públicos estaduais. Em termos práticos, o Estado antecipou-se em cinco anos à meta na busca por autossuficiência, estabelecida pelo Decreto Estadual Nº 33.264.