“Veio em uma boa hora!”: entregas dos tíquetes do Vale Gás começam em Fortaleza e alcançam mais de 16 mil famílias

9 de julho de 2025 - 09:47 # # # #

Daniel França - Ascom SPS - Texto
Mariana Parente - Ascom SPS - Fotos

Com três tíquetes garantidos até dezembro, o Vale Gás Social, do Governo do Ceará, representa economia para famílias em situação de vulnerabilidade social

A cena se repete por todo o Ceará: famílias com tíquetes na mão garantindo o gás de cozinha em casa. Isso significa um respiro nas contas do mês. Em Fortaleza, a primeira fase deste ano do Vale Gás Social, programa do Governo do Estado, já começou. A primeira etapa da entrega contempla 16.207 famílias em 25 pontos da cidade, entre equipamentos da Secretaria da Proteção Social (SPS) e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), da Prefeitura.

No bairro Siqueira, a dona de casa Maria Elizete recebeu seu tíquete e não escondeu a alegria. “Esse Vale Gás vem em boa hora! É um dinheirinho que a gente economiza no mês, já ajuda nas compras de casa ou até mesmo num passeio com a família”, afirmou.

Neuzilene Belchior, moradora do Jardim Jatobá, também foi beneficiada pela primeira vez. “Muitas vezes, quando o gás acaba, não temos dinheiro e nem sempre dá para comprar. Para a gente, foi uma grande oportunidade, porque muita gente recebia e a gente não”, relatou.

Neuzilene Belchior e Maria Elizete, beneficiárias da primeira entrega do Vale Gás Social, em Fortaleza.

Elas estão entre as mais de 361 mil famílias que serão contempladas ao longo de 2025 com três tíquetes que garantem o botijão de gás, de forma gratuita. O Vale Gás Social é uma política pública que atende beneficiários cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. É necessário ter os dados atualizados nos últimos 24 meses e sejam beneficiárias do Bolsa Família com renda per capita até R$ 273.

Em Fortaleza, os tíquetes estão sendo entregues em 18 equipamentos da SPS e 7 CRAS, facilitando o acesso dos beneficiários. “Serão três tíquetes garantidos até dezembro, um impacto de R$ 350 para cada família. Além do Vale Gás, temos outras políticas como o Cartão Ceará Sem Fome, as cozinhas comunitárias e os cursos de qualificação. Só este ano, temos 27 mil vagas abertas”, destacou a vice-governadora e secretária da SPS, Jade Romero.

Francesca Ângela e Raquel Rodrigues, beneficiárias do Vale Gás Social, em Fortaleza

Para Francesca Ângela, que recebeu o benefício em nome da filha, o impacto vai além da economia. “Minha menina nunca tinha sido contemplada. Quando chegou a mensagem, ela até duvidou. Mas é verdade! É muito bom o que o governo está fazendo. Fico feliz que agora mais famílias vão ser contempladas, vai ajudar muitas, iguais à minha.”

A expectativa é concluir essa primeira etapa de entregas até 20 de julho. Quem tiver dúvidas pode acessar o site ou procurar uma das 25 unidades de atendimento. Após o fim da distribuição principal, os tíquetes também estarão disponíveis nos CRAS.