Julho Verde: campanha reforça conscientização sobre câncer de cabeça e pescoço

10 de julho de 2025 - 14:23 # # # # # # #

Texto e fotos: Bruno Brandão / Ascom HGWA

O HGWA recebe, por meio de encaminhamento da Central de Regulação, pacientes para realização de cirurgia de cabeça e pescoço

Falar sobre o câncer de cabeça e pescoço também é uma forma de salvar vidas. Silenciosa e muitas vezes assintomática no início, a doença é o foco do Julho Verde, campanha que busca conscientizar a população sobre prevenção, sinais de alerta e importância do diagnóstico precoce. Na rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) é uma das unidades que se destaca como referência no tratamento cirúrgico.

A gerente de loja Diana de Oliveira Cruz (foto), de 36 anos, sabe bem da importância da informação. Diagnosticada com câncer de tireoide em 2023, ela passou por dois procedimentos cirúrgicos no HGWA. Atualmente curada, segue em acompanhamento ambulatorial na unidade. Para ela, o processo de investigação e diagnóstico foi fundamental para enfrentar a doença com segurança.

“Eu não sentia sintomas, mas meu pescoço estava estranho. Eu fazia exames de rotina, mas não aparecia nada. Só quando fiz uma biópsia excisional [procedimento cirúrgico] é que foi constatado que era câncer”, conta.

Ela lembra com emoção do momento em que recebeu a notícia. “O primeiro sentimento é o medo da morte. Quando saí do consultório, o médico me falou que daria certo. Eu consegui muita força e pedi a Deus sabedoria para passar por essa prova”, disse.

A recuperação foi dividida em duas etapas, com cirurgias realizadas em 2023 e 2024. “Em 2023, eu fiz a primeira cirurgia. Depois apareceram novos linfonodos e precisei de uma nova cirurgia em 2024. Deu tudo certo. Hoje sigo fazendo ultrassons, exames e seguindo todas as recomendações do médico”, afirma.

Para ela, campanhas como o Julho Verde são essenciais para que outras pessoas não ignorem sinais que podem indicar algo mais sério. “O Julho Verde precisa ser compartilhado. É um câncer silencioso. É importante falar sobre esse problema.”

Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço do HGWA, Francisco Bomfim, os cânceres da região abrangem uma variedade de localizações e demandam atenção especial por seus impactos diretos na fala, respiração e deglutição. “Precisamos alertar a população sobre tumores que muitas vezes são diagnosticados tardiamente. Estamos falando de câncer de boca, língua, gengiva, amígdalas, laringe, seios da face, tireoide e glândulas salivares”, explica o médico.

Médico realiza as cirurgias de cabeça e pescoço e também faz o acompanhamento ambulatorial dos pacientes no HGWA

O especialista destaca que o diagnóstico precoce pode significar a diferença entre a cura e o agravamento da doença. “Saber identificar os sinais de alerta é fundamental. Feridas na boca que não cicatrizam, rouquidão persistente, dor de garganta constante, dificuldade para engolir ou caroços no pescoço devem ser investigados, principalmente se persistirem por mais de duas semanas”, orienta.

Além da observação dos sintomas, Francisco enfatiza a importância da prevenção. “Evitar o tabaco e o álcool é a principal forma de reduzir o risco desses cânceres. Além disso, a vacinação contra o HPV é uma medida moderna e extremamente eficaz, especialmente para os casos de câncer de orofaringe que vêm aumentando entre jovens que não fumam nem bebem”, afirma. Ele destaca que a vacina está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) para meninas e meninos a partir dos 9 anos.

Para o médico, o Julho Verde é uma oportunidade de mobilizar a sociedade e lembrar que a informação salva vidas. “Quanto mais cedo descobrirmos o câncer, maiores são as chances de cura com menor impacto funcional e estético. Nosso papel aqui no HGWA é garantir esse cuidado especializado e humanizado para cada pessoa que chega até nós”, conclui.