Plano Operacional de Segurança: Clássico-Rei contará com atuação de 900 profissionais
10 de julho de 2025 - 16:31 #Clássico Rei #Plano Operacional de Segurança #Profissionais
Ascom SSPDS - Texto
Cícero Oliveira - SSPDS - Fotos
Somente das Forças de Segurança do Ceará, serão 721 agentes atuando dentro e fora da Arena Castelão
Com a aproximação do Clássico-Rei entre os dois principais clubes do Ceará para o Campeonato Brasileiro – Série A, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realizou, na tarde dessa quarta-feira (9), reunião para definição do Plano Operacional de Segurança do Clássico-Rei. A partida ocorrerá na noite deste domingo (13), na Arena Castelão, no bairro Boa Vista, na Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza.
Durante a reunião, foi realizada a análise de risco para a partida utilizada na elaboração do Plano Operacional de Segurança para o jogo. Em alinhamento conjunto, foi definido o efetivo de policiais militares, civis e bombeiros militares; de guarda municipais, e de agentes de trânsito que atuarão dentro e no entorno do estádio.
A partida deste domingo (13) contará com o efetivo de 612 policiais militares do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Comando de Policiamento da Capital (CPC), Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e Regimento de Polícia Montada (RPMont); 60 policiais civis da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE); 44 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e 5 agentes da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS).
Além dos profissionais das Forças de Segurança, o Clássico-Rei contará também com 82 agentes da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) atuando nos terminais de ônibus, 40 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), 22 profissionais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 15 profissionais da Regional 8; e 20 profissionais do Juizado.
Polícia Judiciária
Com a finalidade de executar as atividades de Polícia Judiciária em ocorrências relacionadas ao evento esportivo, além de colaborar com a segurança dos torcedores, organizadores e participantes da partida, a Polícia Civil contará com 60 policiais atuando na delegacia que fica no interior da Arena Castelão, no 2º, 7º, 10º, 13º, 24º, 30º e 32º Distritos Policiais, para onde são encaminhadas ocorrências relacionadas a partida. Além do trabalho das delegacias distritais, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), unidade especializada da Polícia Civil, também atuará durante a partida.
“Para este próximo Clássico-Rei as Forças de Segurança e forças amigas montaram um plano operacional bastante estruturado atendendo às peculiaridades do evento. Para isso nós vamos atuar com 900 profissionais dedicados a garantir a tranquilidade para o torcedor de bem e caso haja algum ação de falsos torcedores, ou seja, criminosos, promovendo algum tipo de ação criminosa, as Forças de Segurança estarão preparadas para dar uma resposta à altura”, destacou o titular da Copol, delegado Harley Filho.
Já o promotor de Justiça, Edvando França, coordenador do Núcleo do Torcedor destacou o alinhamento com todos os órgãos estaduais e municipais envolvidos no Clássico-Rei. “Precisamos deste alinhamento para tudo correr com tranquilidade antes, durante e após a partida. Estamos trabalhando a prevenção para evitarmos possíveis ações criminosas”, explicou o promotor.
A reunião foi coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol/SSPDS) e contou com a participação de representantes das Forças de Segurança do Ceará, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Secretaria Regional 8 de Fortaleza, da Secretaria de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), além de representantes da Arena Castelão, do Fortaleza Esporte Clube e do Ceará Sporting Club.