SAP realiza primeiro curso de formação de instrutores para uso do dispositivo Taser X2

10 de julho de 2025 - 11:07 # # #

Natasha Ribeiro Bezerra - Ascom SAP - Texto
Pablo Pedraza - SAP - Fotos

A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização deu mais um passo importante na modernização e qualificação da polícia penal do Ceará, com a realização de um treinamento intensivo voltado à formação de instrutores para uso do dispositivo de menor potencial ofensivo, a Taser X2. Ao todo, foram adquiridas 51 unidades do equipamento, com investimento superior a R$ 400 mil. Os dispositivos serão destinados exclusivamente às equipes táticas da Polícia Penal e utilizados em operações de alto risco.

A capacitação teve como objetivo preparar multiplicadores aptos a repassar o conhecimento técnico e legal necessário para o uso seguro, correto e responsável do novo equipamento, recentemente incorporado ao arsenal do sistema penitenciário cearense. Doze policiais penais foram formados como instrutores, sendo agora responsáveis por disseminar o conhecimento entre as demais equipes operacionais.

O curso foi ministrado pelo coronel Pontes, da Polícia Militar de São Paulo, referência nacional no uso de armamentos não letais, e contou com a participação direta do secretário Mauro Albuquerque e do secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna, Álvaro Maciel.

Durante a formação, os participantes receberam ensinamentos teóricos e práticos sobre o funcionamento do dispositivo, aspectos técnicos, protocolos de segurança, fundamentos legais e o correto enquadramento no uso progressivo da força. A Taser X2 é uma arma de choque moderna, considerada de menor potencial ofensivo, e tem como principal objetivo conter situações críticas com risco reduzido de lesões graves, preservando a integridade física de todos os envolvidos.

O treinamento também incluiu simulações de situações reais, com foco na contenção segura de indivíduos em conflito e na atuação estratégica das equipes em cenários de crise. A formação dos instrutores é etapa essencial para a implantação dos equipamentos, assegurando que o uso seja pautado por técnica, responsabilidade e conformidade com a legislação, especialmente a Portaria nº 855/2025 do Ministério da Justiça, que regulamenta o uso de armamentos não letais pelas forças de segurança pública. Antes de entrarem em operação, os dispositivos passarão por testes e serão incorporados gradualmente às rotinas das equipes táticas, sempre sob orientação dos instrutores certificados neste treinamento.

O coronel Pontes, da Polícia Militar de São Paulo, fala sobre a importância da instrução. “Quero agradecer à SAP pela oportunidade de contribuir com a formação dos policiais penais no uso da Taser X2, um equipamento moderno e de menor potencial ofensivo que representa um grande avanço para o sistema prisional do Ceará. Parabenizo o secretário Mauro Albuquerque, que participou ativamente do treinamento como aluno — uma demonstração clara de comprometimento com a integridade dos policiais e também das pessoas privadas de liberdade. Hoje realizamos instruções práticas com manuseio do equipamento, postura de tiro e simulações de ocorrências voltadas à realidade da Polícia Penal, complementando o conteúdo teórico já estudado pelos participantes. Sem dúvida, essa foi uma excelente aquisição, que salva vidas de agentes e internos”, afirmou.

O secretário da administração penitenciária e ressocialização, Mauro Albuquerque, fala sobre o treinamento e o novo equipamento. “A aquisição da Taser X2 e a formação de instrutores fazem parte de um conjunto de ações que reforçam nosso compromisso com a valorização dos policiais penais e com a modernização do sistema prisional cearense. Não se trata apenas de adquirir tecnologia, mas de garantir que ela seja usada com preparo, responsabilidade e dentro da legalidade. O treinamento qualificado é essencial para que os policiais penais estejam prontos para agir com precisão, preservar vidas e conter situações de risco com o menor dano possível”, atenta.

O policial penal do Grupo de Operações Regionais (GORE), que participou do treinamento como aluno e instrutor, Neto, agradece o treinamento. “Para nós, operadores de segurança pública, especialmente da Polícia Penal do Ceará, esse é um grande avanço. O Secretário sempre prezou pela capacitação e pela inovação, buscando o que há de mais moderno no mercado. Agora, com a chegada da Taser X2, damos mais um passo importante na modernização do nosso trabalho. É um equipamento de fundamental importância, que vai somar muito no nosso dia a dia. Investir em tecnologia é essencial, e é gratificante ver que essa visão está sendo colocada em prática pela gestão da Secretaria”, concluiu.