Secretaria da Diversidade leva acolhimento e serviços à população LGBTI+ durante a Expocrato
10 de julho de 2025 - 16:40 #acolhimento #diversidade #expocrato #serviços
Ascom Sediv - Texto e Foto
Integrando a programação da Expocrato 2025, uma das maiores feiras culturais e agropecuárias do Nordeste, a Secretaria da Diversidade do Governo do Ceará (Sediv) marca presença no evento com a Unidade Móvel de Atendimento à População LGBTI+ – Dandara Ketlely. A ação acontece nos dias 11, 12 e 13 de julho (sexta, sábado e domingo), das 18h às 22h, no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante, no Crato.
Instalada no pavilhão de serviços, na entrada da pista da Expocrato, a Unidade Móvel oferecerá:
– Acolhimento;
– Distribuição de materiais informativos;
– Entrega de preservativos;
– Realização de autotestes de HIV;
– Orientações gerais para a população LGBTI+.
A presença da Sediv no evento reforça a campanha Ceará da Diversidade Contra a LGBTfobia, que busca ampliar o acesso a políticas públicas e promover o respeito às múltiplas identidades de gênero e orientações sexuais em todo o estado.
Como parte da programação institucional, a Secretaria da Diversidade realiza, no dia 11 de julho, às 13h30, no Colégio Diocesano Conceito do Crato, um treinamento sobre comunicação inclusiva, qualificação no atendimento e abordagem a pessoas LGBTI+. A atividade é voltada para as equipes móveis e de segurança da EXPOCRATO — incluindo fornecedores, bilheteiros, equipes de portaria, limpeza, técnicos e seguranças — e tem como objetivo sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos na produção do evento, contribuindo para a construção de um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor para todas as pessoas.
A iniciativa reafirma o compromisso do Governo do Ceará com a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva, garantindo visibilidade, proteção e acesso a direitos para a população LGBTI+ nos diferentes territórios do estado.
Serviço
Unidade Móvel Dandara Ketlely na Expocrato
Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante – Rua Rui Barbosa, 259 – Centro – Crato (CE)
Dias 11, 12 e 13 de julho
Das 18h às 22h
Pavilhão dos serviços (entrada da ingresso pista – público)