Ceará registra segundo maior crescimento industrial do Brasil em maio
11 de julho de 2025 - 14:05 #crescimento #desenvolvimento #IBGE #Indústria cearense
Ascom Adece - texto e foto
O Ceará alcançou o segundo maior crescimento da indústria brasileira em maio. De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta sexta-feira (11), a indústria cearense cresceu 3,5% em maio de 2025, ficando atrás apenas do Espírito Santo, que registrou uma expansão de 16,2% no mesmo período, em comparação com o mês anterior.
O desempenho da indústria cearense em maio também se destacou em relação à média nacional, que teve um recuo de 0,5%, e à do Nordeste, que apresentou queda de 1,3%.
A pesquisa não detalhou destaques mensais por setores. No entanto, produtos químicos (65,4%) e metalurgia (29,6%) foram os segmentos com maior crescimento nos cinco primeiros meses de 2025.
Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o Governo do Ceará tem investido em políticas públicas para atrair novos empreendimentos e garantir a sustentabilidade e expansão dos já existentes. “Isso nos mostra que políticas públicas, como a isenção de incentivos fiscais por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI) e benefícios patrimoniais, como a concessão de imóveis, têm gerado resultados satisfatórios para o desempenho industrial. O Polo Químico de Guaiuba é um grande exemplo de parceria público-privada, onde o Estado contribuiu com infraestrutura e hoje colhe frutos. É uma determinação do governador Elmano de Freitas ouvir cada empresa interessada em investir no Ceará e garantir todo o apoio necessário para que isso seja possível”, avalia.
O secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Domingos Filho, ressalta a busca por inovação para manter os índices positivos. “O resultado reflete bem o empenho do governador Elmano de Freitas para promover políticas públicas de incentivo à indústria. Estamos avançando cada vez mais em tratativas para buscar recursos, inovação, expansão e novos investimentos para o setor que muito contribui para o desenvolvimento econômico e sustentável do nosso estado”, explica.
Acumulado do último ano
O desempenho da indústria cearense também foi positivo no acumulado dos últimos 12 meses, registrando a quarta maior expansão entre os estados do país. Conforme a mesma pesquisa, com alta de 3,9%, o Ceará obteve um crescimento três vezes maior que o do Nordeste (1,1%) e superior ao do Brasil (2,8%).
Produtos químicos impulsionaram o resultado dos últimos 12 meses, com uma expansão de 48,7%. Têxtil (25,7%), metalurgia (25,4%) e produtos de metal (11,4%) também se destacaram no mesmo período.