Governo do Ceará avança no enfrentamento à violência contra a mulher

14 de julho de 2025 - 10:43 # # # # #

Thayane Silva - Ascom Mulheres - Texto
José de Wagner / VG e Thayane Silva / Mulheres - Fotos

Estado já conta com 60 equipamentos especializados, incluindo Salas Lilás, Casas da Mulher e Delegacias de Defesa da Mulher

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, investe na prevenção e no enfrentamento à violência contra a mulher. Atualmente, o Ceará dispõe de 60 equipamentos dedicados à proteção de mulheres em situação de violência.

“A defesa das mulheres é uma luta diária. Nós estamos investindo em políticas públicas em todo o Ceará, porque toda mulher cearense, onde quer que esteja, merece ser protegida e respeitada. Nosso compromisso é com a vida e com a dignidade de todas elas”, afirmou o governador Elmano de Freitas.

Desde janeiro de 2023, 24 Casas da Mulher Municipais foram inauguradas em diversas cidades, como Araripe, Barreira, Baturité, Barbalha, Beberibe, Caucaia, Eusébio, Forquilha, Horizonte, Ibiapina, Iracema, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Madalena, Maranguape, Mucambo, Mombaça, Novo Oriente, Pacatuba, Pedra Branca, São Gonçalo do Amarante, Solonópole e General Sampaio.

As Casas da Mulher Municipais, fruto de uma parceria entre o Governo do Ceará e as prefeituras, atuam como uma rede de proteção e atendimento humanizado. Elas oferecem apoio psicossocial, jurídico, acolhimento e o encaminhamento ágil e especializado das denúncias. O apoio do Estado se dá por meio da entrega de uma Patrulha Maria da Penha e do Kit Athena, composto por computador, monitor, acessório, mesa e o sistema Athena. Também é ofertada capacitação aos profissionais dos municípios, realização de consultorias, dentre outras atividades.

Para a secretária das Mulheres do Ceará, Lia Gomes, esse avanço não é apenas estrutural, mas representa um compromisso efetivo com as cearenses. “O Governo do Ceará tem assumido um papel de protagonismo na política de enfrentamento à violência contra a mulher, e esse é um trabalho contínuo. Quando investimos em equipamentos, estamos dizendo que a vida das mulheres importa, que elas têm a quem recorrer, que o Estado está presente”, destacou a secretária.

Essas ações são parte do Programa Ceará Por Elas, que visa promover o desenvolvimento articulado de estratégias para a implantação e ampliação dessas políticas nos municípios cearenses. O programa é dividido em três eixos: mulher segura, mulher protagonista e mulher empreendedora.

As Salas Lilás, por sua vez, são espaços que oferecem acolhimento, orientação e encaminhamento para órgãos competentes de mulheres em situação de violência. Desde janeiro de 2023, a Secretaria das Mulheres inaugurou 16 Salas Lilás nos municípios de Barbalha, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Fortaleza, Horizonte, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Jaguaruana, Massapê, Meruoca, Pedra Branca, Quiterianópolis e Trairi.

Em março deste ano, o Governo do Ceará inaugurou, em Fortaleza, a 11ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), reforçando seu compromisso e ampliando a rede de proteção. As DDM’s buscam facilitar o atendimento a mulheres vítimas de violência, oferecendo um serviço especializado que evita a revitimização.

Além da inauguração de novos equipamentos, o Governo do Ceará tem promovido formações continuadas para profissionais da rede, oferecido capacitações profissionais para promover a autonomia econômica das mulheres, fortalecido canais de denúncia como o 155 e incentivado a criação de políticas municipais integradas à rede estadual.

Com planejamento estratégico e ações descentralizadas, o Ceará segue trabalhando para construir um estado mais seguro, igualitário e com oportunidades para todas.