Pinturas do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho passam por restauração feita pelos alunos da Escola de Artes e Ofícios
14 de julho de 2025 - 10:15 #Escola de Artes e Ofícios #Palacete Thomaz Pompeu #restauração #Secult
Paulo Marcelo Freitas - Ascom EAOTPS - texto e fotos
O Palacete, sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, tem 96 anos de construção; o trabalho de restauro que está em andamento é continuidade e finalização da restauração realizada no ano passado.
Nova turma de alunos do Curso de Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realiza, neste mês de julho, ações continuadas de conservação e restauração das pinturas parietais decorativas do antigo Palacete onde a Escola funciona. O trabalho é a conclusão da ação de restauro iniciada em 2024. Neste ano está sendo realizada a fase de reintegração pictórica das paredes do Salão Azul, o espaço principal do Palacete.
As pinturas parietais do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho são originais do período da construção e possuem temas florais e outras pinturas finas que simulam madeira e mármore. O trabalho está sendo realizado por 15 alunos(as) que estão aplicando os conhecimentos práticos do curso com a supervisão de profissionais de conservarão e restauração. Ano passado, o espaço também passou por um processo de restauração feito por alunos da Escola. “São pinturas decorativas, com muitos detalhes, que exigem um trabalho de restauração muito minucioso. Este ano os alunos estão dando continuidade ao trabalho feito pela turma 2024 do Curso de Conservação e Restauração de pinturas parietais da Escola. O Palacete acaba sendo um laboratório para os alunos e essa ação ajuda a preservar a edificação”, ressalta Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS.
Sobre o Palacete
Localizado no bairro Jacarecanga, em Fortaleza/CE, o Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho – sede da EAOTPS – tem 96 anos de construção. Foi construído entre os anos 1924 e 1929 para ser residência da família do engenheiro, escritor e intelectual Thomaz Pompeu Sobrinho, que ocupou o imóvel até 1967. Com arquitetura de influência europeia, em estilo Art-Nouveau Italiano, a edificação foi restaurada em 2002 durante a primeira turma de Conservação e Restauração da Escola, quando ainda era denominada Centro de Restauro do Ceará. Em 2006 o imóvel passou por outro processo de restauro, quando a Escola – que é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SecultCE) passou a ser gerida em parceria com o Instituto de Arte e Cultura do Ceará – IACC, hoje Instituto Dragão do Mar – IDM. Os cômodos da edificação são adaptados para abrigarem salas de aula e ateliês para a realização dos cursos da EAOTPS, preservando a originalidade. O local abriga ainda uma exposição de longa duração sobre o estilo de vida dos moradores(as) do bairro Jacarecanga. A sede é aberta à visitação mediada de segunda à sexta, com agendamentos pela Escola.
Sobre a EAOTPS
A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho é um espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O equipamento atua na área da educação patrimonial, promovendo há mais de 20 anos cursos de conservação e restauração e de ofícios tradicionais, entre outras atividades.
Serviço
Conservação e restauração das pinturas parietais do Palacete Thomaz Pompeu Sobrinho
Período: até 01 de agosto, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15
Local: sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801 Jacarecanga Fortaleza/CE)