Museu da Imagem e do Som recebe show de Luiza Nobel e feiras de fotografia e vinil

15 de julho de 2025 - 14:14 # # # #

Ascom MIS - texto
Deivyson Teixeira e Divulgação - fotos

A programação da semana contempla ainda diversas atividades para as crianças, roda de conversa com artistas e uma ação relativa aos 30 anos do MNU

O Museu da Imagem e do Som do Ceará dá continuidade à sua programação especial de férias com diversas atividades voltadas para crianças, jovens e famílias. Além disso, a programação da semana (16 a 20) prevê ainda feiras de fotografia e vinil e show de Luiza Nobel no domingo (20). Todas as atividades são gratuitas.

Já a Galeria da Liberdade promove uma roda de conversa com artistas da exposição coletiva “Negro é um rio que navego em sonhos” na quinta (17) e uma ação especial que marca o aniversário de 30 anos do Movimento Negro Unificado no Ceará no sábado (19).

O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte. A Galeria da Liberdade faz parte do conjunto arquitetônico do Palácio da Abolição e é gerida pelo Museu da Imagem e do Som do Ceará.

Programação

– OFICINA | Anima MIS: oficina de animação em stop motion

Na quarta-feira (16), acontece a atividade “Anima MIS: oficina de animação em stop motion”, com Carol Rodrigues e Viviane Lima. Voltada para o público de 8 a 14 anos, a oficina será de 10h às 12h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo). São ofertadas 20 vagas e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. A atividade consiste em uma ação coletiva de criação de objetos com massinha, que serão animados em edição de stop motion. Alinhando com a exposição “Laboratório dos Sentidos”, a ação propõe a criação de objetos, animais e seres imaginários que ganharão “vida” através do stop motion. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto responsável.

 

– OFICINA | Retalhos de Tecido, Fios de Memória

Também na quarta-feira (16), das 15h às 17h, acontece na Sala Multiuso (andar -1 do Anexo) a oficina “Retalhos de Tecido, Fios da Memória”, com Naianny Kelly e Nair Beatriz. Nesta oficina, os tecidos deixam de ser apenas matéria e se tornam memórias. Por meio da criação com retalhos, texturas e pequenos objetos, os participantes são convidados a construir narrativas visuais que representem cenas do cotidiano, lembranças pessoais ou fragmentos do patrimônio cultural. Cada um costura, com as mãos e com o olhar, um pedaço do mundo que vive dentro de si — porque toda memória pode ser contada em tecido, e todo retalho é também um registro do tempo. São ofertadas 15 vagas para pessoas a partir de 10 anos. Crianças de até 14 anos devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

 

– OFICINA | Caderninho de artista

Na quinta-feira (17), das 10h às 12h, acontece na sala multiuso (andar -1 do Anexo), a oficina “Caderninho de Artista”, com Rebeca Eloi. A atividade tem como objetivo incentivar a auto expressão e a experimentação artística através da construção do caderno de artista e de estudos da técnica de colagem com materiais mistos. São ofertadas 10 vagas para crianças de 10 a 12 anos. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são por ordem de chegada, 30 minutos antes.

 

– OFICINA | Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D

Também na quinta-feira (17), das 14h às 16h, na sala multiuso (andar -1 do Anexo), acontece a oficina “Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D), com Nair Beatriz e Sam Célio. São ofertadas 20 vagas para pessoas de 10 a 14 anos e as inscrições são feitas no local, por ordem de chegada. Esta oficina propõe introduzir as crianças e os demais participantes nos primeiros experimentos de ilusão de ótica que deram origem ao cinema 3D a partir da montagem manual do estereoscópio – primeiro instrumento criado para visualizar imagens tridimensionais – e a partir disso, pensar nas dimensões técnicas de brincar com a imagem e a ilusão com o uso do celular e equipamentos manuais. As crianças devem estar acompanhadas por um adulto responsável.

 

– AÇÃO EDUCATIVA | Video Mapping no Casarão

Na sexta-feira (18), das 16h às 19h30, acontece na praça do MIS a ação educativa “Video mapping no casarão”, com Sophia Aires, Carol Rodrigues, Garu Pirani, Viviane Lima e Yan Belém. A proposta consiste em oferecer aos participantes a experiência de pintar a fachada do Casarão a partir do mapeamento em vídeo. Os participantes experimentarão a possibilidade de aliar desenhos, imagens e texturas à tecnologia, contando suas vivências e impressões do museu através de desenhos que serão digitalizados e exibidos no final do dia no casarão do MIS. A atividade será dividida em três sessões de criação artística, com 30 minutos cada: 16h às 16h30, 16h30 às 17h e 17h às 17h30. Após as sessões, os desenhos produzidos serão projetados na fachada do Casarão, em uma exibição aberta ao público, das 18h às 19h30. Serão ofertadas 30 vagas por sessão, com inscrições por ordem de chegada.

– ATIVIDADE | Mundo mágico da natureza em 3D

No sábado (19), das 16h às 18h, acontece na praça do MIS a atividade “Mundo mágico da natureza em 3D”, com Leliana Lopes, Wallison Avelino e Garu Pirani. Os participantes terão a oportunidade de explorar as obras “Refloresta” e “Fósseis do Cariri” por meio de óculos de realidade virtual. A experiência é imersiva, permitindo que os visitantes observem a biodiversidade amazônica e os fósseis do Cariri de forma inovadora. A atividade é recomendada para crianças a partir de 12 anos, conforme orientações do fabricante, por questões de segurança e desenvolvimento visual. As inscrições serão no local, por ordem de chegada.

– OFICINA | Dançar entre infâncias e autismos com Coletivo DIA

No domingo (20), acontece na sala imersiva a oficina “Dançar entre infâncias e autismos”, com o Coletivo DIA. Trata-se de uma vivência que busca uma imersão no encontro entre diferentes corpos, buscando o acolhimento, a escuta e a relação. Por meio de abordagens de composição e improvisação, articula-se a dança, a música, as artes visuais na criação de um espaço dançante sob diversas camadas construída com e junto a corpos neurodivergentes. Utiliza-se, durante a vivência, alguns materiais como tecidos, figurinos, objetos sonoros, para gerar interações e integrar estéticas dançantes. Serão realizadas duas sessões, de 10h às 11h e de 11h às 12h, com 10 vagas por sessão, para crianças de 6 a 12 anos. As inscrições devem ser feitas neste link. O grupo DIA (Danças, Infâncias e Autismos) atua e pesquisa, desde 2021, na perspectiva de gerar espaços e encontros voltados para as infâncias neurodivergentes. Na encruza de linguagens de danças, música, audiovisual e artes visuais, desenvolve um trabalho continuado no Centro Cultural Bom Jardim e em escolas do município de Pacatuba.

Feiras MIS: Fotografia e Vinil

No domingo (20), o MIS promove a sua já tradicional Feira da Fotografia, que acontece agora associada à Feira do Vinil. Das 15h às 17h30, no Jardim do Casarão, expositores estarão vendendo artigos de fotografia (como livros, equipamentos, artigos decorativos etc) e vinis.

– Show Nobel de Mel com Luiza Nobel

Também no domingo (20), das 15h30 às 17h30, acontece na praça do MIS o show Nobel de Mel, com a cantora Luiza Nobel. O melhor da música brasileira com ritmos variados, como soul, reggae, cumbia e salsa, que costuram um repertório rico, com uma experiência musical que atravessa gerações com hits de Tim Maia, Rita Lee, Divan, Kalil Uches, Baco Exu do Blues, Duda Beat e muitos outros artistas.

Programação Galeria da Liberdade

– Roda de Conversa com Curadoria e Artistas da exposição “Negro é um Rio que Navego em Sonhos”

Na quinta-feira (17), das 16h às 18h, acontece na sala multiuso (andar -1 do Anexo), uma roda de conversa com a curadora e alguns dos artistas da exposição coletiva “Negro é um rio que navego em sonhos”, atualmente em cartaz na Galeria da Liberdade. Serão ofertadas 40 vagas, por ordem de chegada. Haverá acessibilidade em Libras. A curadora Ana Aline Furtado, junto aos artistas Trojany, Darwin Marinho, Cecília Calaça e Kulumin Açu, irá explorar as obras e os conceitos por trás delas. O foco é discutir como as obras afirmam identidades e recontam a história negra em Fortaleza, buscando restaurar memórias e ressignificar a paisagem urbana. A curadoria desafia narrativas pré-concebidas, propondo um “descentramento epistêmico” que valoriza as cosmologias africanas e o “corpo transatlântico” como fontes de presença e ancestralidade. A arte é vista como um meio de cura e resistência contra o racismo. O público será incentivado a “treinar o olhar e a escuta” para reconhecer a ancestralidade e a resistência negra tecida na cidade e na linguagem artística.

 

– Ação Formativa – Raízes e Sementes: 30 anos da Fundação do MNU no Ceará

No sábado (19), das 13h às 17h, acontece a ação formativa “Raízes e Sementes: 30 anos da Fundação do MNU no Ceará”, com Joelma Gentil, Leda Silva, Kim Lopes e José Florêncio da Silva. Esta ação tem como objetivo visitar e conhecer os lugares de memória da Movimento Negro Unificado no Ceará, celebrando a memória da luta da população negra neste estado, refletindo sobre o direito à memória e o direito à cidade, promovendo um pensamento crítico sobre os espaços da cidade de Fortaleza que carregam as histórias de luta, da organização do movimento e das resistências da população negra no Ceará. O Movimento Negro Unificado – Seção Ceará celebra 30 anos de uma trajetória de luta, arte e ancestralidade. Sua história se entrelaça com a resistência negra cearense, erguendo-se como farol de combate ao racismo, ao sexismo, à LGBTFOBIA, reafirmando a democracia não apenas como sistema, mas como valor civilizatório. O ponto de encontro será o MIS Ceará, e em seguida o grupo seguirá de ônibus para localidades na Paupina, Parque Santa Maria / Ancuri e São Gerardo. São ofertadas 40 vagas para pessoas acima de 14 anos. As inscrições devem ser feitas neste link. Joelma Gentil, mestra em Educação Brasileira pela UFC e servidora da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, é fundadora do Movimento Negro Unificado no Ceará. Kim Lopes é coordenador estadual do MNU e coordenador nacional de Formação do MNU. José Florêncio da Silva é ativista em diversas áreas.

 

Programação da sala imersiva e exposições do MIS

Nesta semana, a sala imersiva do MIS exibe de quarta a domingo (16 a 20) as obras “Re-floresta”, “Fósseis do Cariri” e “Aves do Ceará”. Seguem também em cartaz as exposições físicas “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” (andar +2 do Anexo), “Imaginar os Cearás: memórias e tecnologias” (andar -1 do Anexo) e “Laboratório dos Sentidos” (casarão). O MIS funciona de quarta a domingo, com horários diferenciados: quartas, quintas e domingos, das 10h às 18h (acesso até 17h30), e sextas e sábados, das 13h às 20h (acesso até 19h30). Já a Biblioteca Marly Mariano & Thomaz Farkas (andar +1 do Anexo) funciona de quarta a sexta, das 13h às 18h.

Funcionamento da Galeria da Liberdade

A Galeria da Liberdade conta com a exposição coletiva “Negro é um rio que navego em sonhos”, que tem curadoria de Ana Aline Furtado. As obras que integram a exposição são de Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco, Darwin Marinho, Roberto Silva, kulumyn-açu, Luli Pinheiro, Suellem Cosme, Trojany e Wellington Gadelha. “Negro é um rio que navego em sonhos” propõe-se a abrir o espaço a céu aberto para repensar a presença negra e indígena neste estado. O horário de funcionamento é quarta e quinta-feira, das 10h às 18h, e sexta e sábado, das 13h às 20h.

 

Serviço

 

Museu da Imagem e do Som do Ceará

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Entrada: gratuita.

 

– OFICINA | Anima MIS: oficina de animação em stop motion

Data: 16 de julho (quarta-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 8 a 14 anos.

 

– OFICINA | Retalhos de Tecido, Fios de Memória

Data: 16 de julho (quarta-feira)

Horário: 15h às 17h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

15 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: a partir de 10 anos.

 

– OFICINA | Caderninho de artista

Data: 17 de julho (quinta-feira)

Horário: 10h às 12h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

10 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 10 a 12 anos.

 

– OFICINA | Brinquedos ópticos: produção de óculos 3D

Data: 17 de julho (quinta-feira)

Horário: 14h às 16h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

20 vagas. Inscrições por ordem de chegada.

Classificação indicativa: 10 a 14 anos.

 

– AÇÃO EDUCATIVA | Video Mapping no Casarão

Data: 18 de julho (sexta-feira)

Horário: 16h às 19h30

Local: Praça do MIS

Vagas limitadas por sessão, 3 sessões de 30 min com trinta inscritos por sessão.

Classificação indicativa: todas as idades.

– ATIVIDADE | Mundo mágico da natureza em 3D

Data: 19 de julho (sábado)

Horário: 16h às 18h

Local: Praça do MIS

3 vagas por sessão. Sessões de até 15 min. Inscrições por ordem de chegada. Classificação indicativa: crianças a partir de 10 anos.

– OFICINA | Dançar entre infâncias e autismo com Coletivo DIA

Data: 20 de julho (domingo)

Horário: 10h às 11h / 11h às 12h

Local: Sala Imersiva

10 vagas por sessão. Inscrições no link da bio do perfil @mis_ceara

Classificação indicativa: 6 a 12 anos.

 

– Feiras MIS: Fotografia e Vinil

Data: 20 de julho (domingo)

Horário: 15h às 17h30

Local: Praça do MIS

Classificação indicativa: Livre.

 

– Show Nobel de Mel com Luiza Nobel

Data: 20 de julho (domingo)

Horário: 15h30 às 17h30

Local: Praça do MIS

Classificação indicativa: Livre.

 

– Roda de Conversa com Curadoria e Artistas da exposição “Negro é um Rio que Navego em Sonhos”

Data: 17 de julho (quinta-feira)

Horário: 16h às 18h

Local: Sala Multiuso (andar -1 do Anexo)

40 vagas, entrada por ordem de chegada.

Acessível em Libras.

Classificação indicativa: Livre.

 

– Ação Formativa – Raízes e Sementes: 30 anos da Fundação do MNU no Ceará

Com Joelma Gentil, Leda Silva, Kim Lopes e José Florêncio da Silva

Data: 19 de julho (sábado)

Horário: 13h às 17h

Ponto de encontro: MIS-CE (Av. Barão de Studart, 410)

40 vagas. Inscrições no link da bio do perfil @mis_ceara

Classificação indicativa: acima de 14 anos.

 

 

 

EXPOSIÇÕES FÍSICAS:

 

“Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Andar +2 do Anexo / Hall da Biblioteca

Classificação indicativa: Livre

 

“Imaginar os Cearás: Memórias e Tecnologias”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Andar -1 do Anexo

Classificação indicativa: Livre

 

“Laboratório dos Sentidos”

Quarta-feira, quinta-feira e domingo: 10h às 18h (acesso até 17h30)

Sexta-feira e sábado: 13h às 20h (acesso até 19h30)

Local: Casarão

*Em dias de maior visitação, é organizado um agendamento da fila de espera, com 30 pessoas entrando a cada 30 minutos, de acordo com a ordem de chegada. O visitante deve informar seu nome na recepção, que é registrado para organização do agendamento e já recebe a previsão de qual será seu horário de entrada no espaço.

Classificação indicativa: Livre

BIBLIOTECA MARLY MARIANO & THOMAZ FARKAS

Local: andar +1 do Anexo

Funcionamento:

Quarta a sexta-feira: 13h às 18h