Dragão do Mar sedia Festival Publico de Impressos e Publicações com programação gratuita dedicada à cultura gráfica
16 de julho de 2025 - 15:21 #cultura gráfica #Dragão do Mar #Festival Publico de Impressos e Publicações #Programação gratuita
Ascom CDMAC - Texto
Bruno Eliezer - Fotos
Cultura gráfica e editorial é celebrada entre os dias 16 e 20 de julho
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe, entre os dias 16 e 20 de julho, o Festival Publico de Impressos e Publicações. O evento celebra a cultura gráfica e editorial no estado com uma extensa programação gratuita e livre para todos os públicos.
O festival é realizado pela editora cearense Substânsia, que comemora 10 anos, em parceria com a Kuya – Centro de Design do Ceará. O objetivo é valorizar a produção independente de livros e impressos, fomentar o design editorial local e promover o intercâmbio entre criadores.
De quarta a domingo, o público poderá participar de cursos, debates, sessões de leitura, lançamentos literários, exibição de documentário e uma feira gráfica com a presença de editoras e impressores de diversas cidades do Ceará. A maior parte da programação acontece nos espaços do Auditório e Arena Dragão do Mar, reforçando o compromisso do equipamento com a promoção da arte, do design e da produção cultural local.
Um dos principais destaques é a presença da editora argentina Cecília Arbolave, da premiada Lote42, primeira editora da América Latina a receber o V. O. Stomps, prêmio concedido pela cidade de Mainz e pelo Museu de Gutenberg. Cecília ministrará o curso “Como fazer um livro? – Produção Gráfica e Planejamento de Publicações”, voltado para escritores, designers e demais interessados no universo da publicação.
A programação conta ainda com a participação das editoras Litoral Press, da artista Emi Teixeira, e da própria Lote42, além da exibição inédita do documentário Graphic Means, de Briar Levit. Serão realizados também lançamentos de publicações, apresentações poéticas e o anúncio do concurso literário “Palavras ao redor do Sol”, promovido pela editora cearense Sol Literário.
Nos dois últimos dias do Festival, o Dragão do Mar recebe a Feira de Impressos e Publicações Gráficas, reunindo expositores independentes do Ceará e abrindo espaço para a diversidade de criações editoriais, zines e livros autorais. A feira acontece no sábado (19), das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar. No domingo (20), a programação segue na Kuya – Centro de Design do Ceará, das 10h às 15h.
O Festival Publico integra o projeto “Substânsia 10 anos – Fomento e Economia do Livro Cearense”, contemplado pelo Edital Arte da Palavra, da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura e do Governo Federal.
Programação
16 de julho (quarta-feira)
19h – Auditório: Leitura Poética “Partida de Não Dizeres”, com Vitória Régia
19h30 – Auditório: Exibição do Documentário Graphic Means, de Briar Levit + Lançamento dos
Livros Design no Patriarcado e Sobre Design, Feminismo e Amizade
17 de julho (quinta-feira)
19h – Arena Dragão do Mar: Lançamento do prêmio literário “Palavras ao redor do Sol”, com Angélica Sampaio
20h – Arena Dragão do Mar: “Pensar os livros e seus processos”, com Cecília Arbolave da Editora Lote42
18 de julho (sexta-feira)
19h – Arena Dragão do Mar: Leitura Dramática “Quando Morrem as bonecas”, com Zélia Sales
19h30 – Arena Dragão do Mar: “Mulheres na Gráfica”, com Emi Teixeira – Editora LitoralPress
19 e 20 de julho (sábado e domingo)
16h às 20h – Arena Dragão do Mar: Feira de impressos e publicações gráficas com expositores do Ceará.
Acesso gratuito. Livre