Estação das Artes celebra a cultura afro-latina com atrações musicais e Feira Negra de Fortaleza neste fim de semana
16 de julho de 2025 - 11:05 #Estação das Artes #férias #programação
Ascom Estação das Artes - texto e fotos
Terceira semana da Estação Férias conta ainda com Festival de Cultura Alimentar Indígena Cearense realizado pelo Mercado AlimentaCE
A Estação das Artes promove, entre os dias 18 e 20 de julho, o terceiro fim de semana da Estação Férias, trazendo uma programação artística que valoriza a ancestralidade latino-americana, com o projeto Viva La Pachanga, e o afroempreendedorismo, por meio da Feira Negra de Fortaleza.
Integrante da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e gerido em parceria com o Instituto Mirante, o espaço cultural oferece atividades e shows gratuitos para todos os públicos.
Ritmos latinos são destaque na sexta-feira (18)
A programação do fim de semana inicia com uma celebração musical às origens latinas. Às 18h, o projeto cearense Viva La Pachanga convida a festa ¡Súbete!, em um mix de salsa, dembow e reggaeton, que busca recriar a atmosfera dos clubes de Havana.
A ¡Súbete! é uma festa originalmente de São Paulo e traz um encontro entre música, dança e moda, com artistas que representam a diversidade de sexualidades, identidade de gênero e etnias. É um momento de imersão na cultura afro-latina.
Além disso, o Mercado AlimentaCE chega para a festa com uma Feira de Sabores Sulamericanos, com Tipiti, La Juanitas e Oyá Murá.
Sábado (19) com comida boa e lembranças da ancestralidade
Na tarde de sábado, às 14h, acontece a primeira edição de Mbur Tapi’oka – Festival de Cultura Alimentar Indígena Cearense, realizado pelo Mercado AlimentaCE, em parceria com a Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince). É um momento para reconectar-se com a ancestralidade a partir da gastronomia, da fotografia e da música.
O evento inicia com a visitação pelas Hortas Comunitárias AlimentaCE e a distribuição de mudas, das 14h às 17h. Após, acontece a abertura da Exposição “Amí – Alimento e memória dos povos indígenas do Ceará”, que acontece na Plataforma da Estação, das 17h às 20h, com duas visitas guiadas. As feiras gastronômicas e de empórios também começam neste horário.
As apresentações culturais iniciam às 18h30, com os rituais Toré e Torém, e o Coco do Anacé. A noite encerra com o show “Flertes”, dos músicos Marcelo Di Holanda e Mateus Farias, que traz os clássicos e sucessos do “Forró das Antigas”, unindo os povos convidados ao público geral.
Domingo (20) para a família com Feira Negra, atividades circenses e educativas
No domingo, a Estação das Artes recebe a Feira Negra – Julho das Pretas e das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas, das 10h às 15h. O Julho das Pretas é um movimento internacional que procura apreciar a história de resistência das mulheres negras da América Latina e do Caribe.
Para as crianças, acontece a oficina “Universo de Cores”, a partir das 10h. A ação estimula o público infantil a experimentar e criar novas tonalidades a partir das cores primárias. O momento é acompanhado pelas arte-educadoras Talita Késsia e Fleuri Cardoso.
Em parceria com o Sesc Ceará, às 10h45, acontece o show circense “Circolarizando”, com Aquarela Entretenimento. A atividade traz o circo para fora da lona e com a participação do público com palhaçadas, malabarismos e muita diversão. A apresentação conta com interpretação em Libras.
Já para quem quer dançar e se expressar pelo Reggae do Passinho, Patrimônio Cultural do Ceará, o Aulão EducaReggae ensina como sentir o ritmo, às 11h50. A classificação indicativa é livre e terá acessibilidade em Libras.
Pela tarde, às 13h, o Mercado AlimentaCE recebe o show “Samba De Rainha”, com Negalu. Cantora, compositora, mulher negra, de axé, o espetáculo conta com um repertório de vozes femininas da antiga e nova geração, além da produção autoral da artista. A apresentação também contará com interpretação em Libras.
Sobre a Estação Férias
Durante todos os fins de semana de julho, a Estação das Artes promove a Estação Férias, que visa ofertar atividades e atrações gratuitas durante o período de férias. A programação é divulgada semanalmente nos perfis oficiais da Estação das Artes e do Instituto Mirante.
No domingo, as atividades são gratuitas e abertas ao público, com entrada por ordem de chegada até atingir a capacidade do espaço. Nas sextas-feiras e nos sábados, o acesso é para maiores de 18 anos, com a entrada de menores de idade sendo permitida apenas com a autorização do responsável legal.
Serviço
Programação Estação Férias
Dias: 18 a 20 de julho
Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro
Entrada gratuita
Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce, @mercadoalimentace e @institutomiranteceara
Sexta, 18
18h às 22h – Viva La Pachanga convida ¡Súbete!
17h às 19h – Feira Gastronômica Sul-americana
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Sábado, 19
Mbur Tapi’oka – Festival de Cultura Alimentar Indígena Cearense
14h às 17h – Visita Guiada às Hortas Comunitárias AlimentaCE + Distribuição de mudas
15h às 16h30 – Roda de Conversa “Ancestralidade e Sabores: A transmissão dos Saberes Gastronômicos Indígenas, com troncos velhos, referenciando a culinária.”
16h45 às 18h45 – Roda de Conversa “Partilha sobre as pesquisas em cultura alimentar indígena no Ceará”
16h às 21h – Feiras Gastronômicas e de Empórios
17h às 21h – Feira de Artesanato
17h às 20h – Casa da Tapioca
17h às 20h – Abertura da Exposição “Amí – Alimento e memória dos povos indígenas do Ceará” + Visita Guiada em duas turmas (às 17h e às 19h)
18h às 21h – Exibição de Documentários sobre Cultura Alimentar
18h30 às 19h15 – Toré e Torém
19h30 às 20h – Apresentação “Coco dos Anacés”
20h – Fala de Encerramento
20h30 às 22h – Show “Flertes”, com Marcelo Di Holanda e Mateus Farias | Acessível em Libras
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade máxima do espaço
Classificação indicativa: 18 anos
Domingo, 20
Domingo na Estação
10h às 15h – Feira Negra – Julho das Pretas e das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas
10h às 13h – Oficina Infantil “Universo de cores”, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h45 às 11h25 – “Circolarizando”, com Aquarela Entretenimento (Parceria Sesc) | Acessível em Libras
11h50 às 12h50 – Aulão Educareggae, com Jhessy Mar | Acessível em Libras
13h às 14h30 – Samba de Rainha, com Negalu, no Mercado AlimentaCE | Acessível em Libras
Acesso: Gratuito
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre