Hospital Geral Dr. César Cals institucionaliza protocolo que previne infecções
17 de julho de 2025 - 13:43 #Hospital Geral Dr. César Cals #infecções #prevenção #protocolo
Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - HGCC - Fotos
Conjunto de processos reconhece primeiros sinais de infecção com rapidez e previne complicações
O Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), aprimora a assistência hospitalar com a institucionalização de protocolo para prevenir infecções. A iniciativa tem como foco o atendimento a pacientes internados na Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Unidade de Terapia Intensiva Adulto (UTI) e promove benefícios na redução de complicações, tempo de internação e custos hospitalares.
O processo de implantação do chamado “Protocolo Sepse” foi iniciado em 2023, a partir da elaboração de um projeto de pesquisa. “A institucionalização de um protocolo não apenas fortalece os fluxos, como também unifica a linguagem entre as equipes. É um trabalho coletivo que levou em consideração os desafios do dia a dia e as necessidades específicas do nosso hospital”, destaca Valcides Pio, enfermeiro e coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). A sepse é uma infecção grave, comum em casos de internações complexas.
Personalização
O HGCC já adotava outros protocolos universais utilizados na área. O diferencial está na personalização do protocolo, desenvolvido com base na realidade observada dentro da instituição e fundamentada nas referências científicas. “A elaboração envolveu um esforço conjunto de profissionais da Medicina, Enfermagem, Farmácia e Laboratório, com discussões interdisciplinares que garantiram a adequação do instrumento à rotina hospitalar e às especificidades dos pacientes atendidos”, complementa.
Para o médico Orivaldo Alves Barbosa, chefe de Clínica Médica do HGCC, a estratégia é fundamental. “O protocolo orienta a equipe de saúde a reconhecer os primeiros sinais de sepse [infecção], como febre, taquicardia, hipotensão e alterações do estado mental; e a agir de forma imediata com medidas baseadas em evidências: coleta de exames, administração de antibióticos em até uma hora, reposição volêmica [aumento do volume do sangue] e monitoramento contínuo”.
Equipe de enfermagem tem papel fundamental nas etapas do protocolo
Todo o processo se inicia em uma ficha de registro de sinais clínicos do paciente. Ao perceber necessidade, a equipe de enfermagem aciona o médico, que avalia se deve abrir o protocolo. Caso seja aberto, iniciam-se imediatamente a coleta de exames laboratoriais, a administração de antibióticos e as demais condutas assistenciais necessárias para estabilizar o paciente. Inicialmente a primeira etapa dura cerca de uma hora, ao final da qual é feita uma nova avaliação. Verifica-se se há necessidade de manter o protocolo ativo por até seis horas, conforme preconizado, com monitoramento contínuo e realização das condutas previstas. Quando o paciente apresenta melhorias, o protocolo é encerrado.
Na prática, a utilização do protocolo é uma maneira de “garantir o reconhecimento precoce, o tratamento imediato e redução das complicações e mortalidade associada à condição”, destaca a enfermeira Mara Castelo Branco Araújo.
A profissional diz também que, por estar em contato direto e contínuo com o paciente, a equipe de enfermagem desempenha um papel essencial. “Somos os primeiros a identificar alterações nos sinais vitais e sintomas sugestivos do problema. Acompanhamos a evolução clínica do paciente e garantimos uma comunicação efetiva com os demais membros da equipe multidisciplinar”, reforça.
O que é
A sepse é uma situação em que o organismo do paciente responde de maneira desregulada a uma infecção. Pode evoluir rapidamente para falência de múltiplos órgãos e levar à morte, especialmente se não for diagnosticada e tratada de forma precoce. Em hospitais de alta complexidade, como o HGCC, onde os pacientes costumam apresentar comorbidades e condições clínicas delicadas, o reconhecimento precoce da sepse é essencial para a reversão do quadro.