Segurança é reforçada na Capital e no Interior com mais de 1.860 policiais nas ruas durante operação

17 de julho de 2025 - 21:04 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Hiane Braun - Casa Civil - Fotos

O governador Elmano de Freitas acompanhou, nesta quinta-feira (17), a saída das tropas da segurança pública para mais uma edição da Operação Integração Saturação Total. A ação conta com 856 policiais nas ruas em Fortaleza, e 1.010 no interior do estado. Desta vez, a saída das tropas de segurança, que vão atuar na Capital, foi da praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro.

Acompanhado pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, o governador Elmano de Freitas reforçou o compromisso de fortalecer a segurança pública. “Estamos colocando mais de 1.800 policiais, a mais, nas ruas de Fortaleza e Interior, para garantir paz e tranquilidade ao nosso povo. Estamos trabalhando para proteger a vida da população, de cada cearense. E é por isso que estamos garantindo, cada vez mais, a presença da polícia próxima à população”, pontuou.

A atuação das Forças de Segurança tem acontecido de acordo com os dados da inteligência da segurança pública. “Dessa maneira continuaremos atuando, colocando mais presença ostensiva da Polícia Militar, um trabalho mais ostensivo da Polícia Civil, e vamos aumentar essa presença e reforçar ainda mais essa atuação com os concursos que estamos fazendo”, pontuou. “Aqui juntamos forças de todas as nossas vinculadas, para que assim possamos levar paz e tranquilidade para o povo de Fortaleza e do Interior”, complementou.

Com o objetivo de coibir crimes violentos letais e intencionais, além de inibir a atuação de organizações criminosas, a operação acontece em todo o Ceará, totalizando 1.866 policiais, entre militares, civis e penais, reforçando a segurança.

O titular da pasta da Segurança, Roberto Sá, enfatizou a importância desse trabalho em conjunto. “Essa Operação Integração Saturação Total é uma sinergia muito grande de todas as Forças de Segurança, no sentindo de fortalecer ainda mais os recursos que a gente já tem empregado ordinariamente. Nós já temos todas as nossas Forças trabalhando 24h, mas nessas áreas, onde o acirramento entre criminosos está acontecendo, nós estamos reforçando mais ainda”, explicou o secretário.

De acordo com Roberto Sá, essa sinergia tem dado resultados positivos. “A polícia está presente, o governo está agindo. Aumentamos o número de prisão de homicidas, no primeiro semestre, em 28,2%. São 1.421 pessoas que assassinaram alguém, presas, isso representa 237 assassinos presos por mês, oito assassinos presos por dia. Seguiremos firmes, com determinação, e profissionalismo para enfrentar tudo isso”, finalizou.

Além do aumento de prisões de homicidas, no primeiros semestre de 2025, prisões por integrar organização criminosa aumentaram 45,1%. O Ceará também apresentou diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), 23,9% nos roubos e de 7,2% nos furtos no primeiro semestre deste ano.