SSPDS-CE realiza reunião de Nível I do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp)
17 de julho de 2025 - 09:13 #Misp #segurança #Sistema de Metas
Ascom SSPDS - texto e fotos
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da reunião; o encontro faz parte do programa Ceará Contra o Crime do Governo do Ceará
Com o encerramento do primeiro semestre de 2025, a cúpula da Segurança Pública do Ceará, juntamente com representantes das Forças de Segurança da Capital, da Região Metropolitana de Fortaleza e do Interior, realizaram reunião de nível I do sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). O encontro ocorreu nesta quarta-feira (16), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). O governador do Ceará, Elmano de Freitas, participou da reunião.
Durante o encontro, que faz parte do Misp e que é uma iniciativa do programa Ceará Contra o Crime do Governo do Ceará, foram apresentados os resultados total do 1º quadrimestre e parcial da metade do 2º quadrimestre de 2025. O encontro promove, também, a ampliação na integração entre todas as Forças de Segurança do estado.
O governador Elmano de Freitas ressaltou a importância da integração entre os órgãos. “A princípio eu quero agradecer o trabalho e o empenho dos senhores e das senhoras e reafirmar a minha posição de apoio irrestrito ao trabalho que cada um aqui realiza. Estou muito satisfeito em ver a postura de busca e integração entre as forças, de colaboração entre si e de acesso a informação umas das outras, e de compartilhar informação e ação. Acho isso fundamental. Reforço que nós vamos continuar fortemente investindo em todas as nossas forças. E eu quero, portanto, agradecer e parabenizar vocês, e lhes desejar muito sucesso, pois o sucesso de vocês significa paz e tranquilidade para a sociedade cearense”, destacou
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, também frisou a necessidade de se manter o espírito de colaboração entre os profissionais. “O nosso sistema de metas (Misp) é também um incentivo para valorizar aqueles que conseguem ir além das atribuições e trazer esses indicadores para baixo. E eu tenho certeza que continuando nesse ritmo de colaboração, de se indignar com o que está acontecendo, de espírito de integração e de aperfeiçoamento do processo, vamos ter momentos em que vamos conseguir reverter a ação da criminalidade”, destacou o secretário.
Integração entre as Forças de Segurança
A reunião ocorreu durante todo o dia e, além das presenças do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário da SSPDS, Roberto Sá, contou também com a participação do secretário-executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS-CE, Alzir Chaves; do coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; do delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; do diretor-geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), Leonardo Barreto; do perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; e da diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Juliana Barroso.
Também estiveram presentes no encontro os coordenadores da Coordenadoria de Inteligência (Coin), Nelson Pimentel, e o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), Harley Filho, ambas da SSPDS, além de diretores dos Departamentos de Polícia Judiciária da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), do Interior Norte (DPJI Norte) e do Interior Sul (DPJI Sul), da Polícia Civil, e comandantes de comandos e batalhões da Polícia Militar, entre outros representantes das Forças de Segurança.
Reduções no 1º semestre
Como resultado do intenso trabalho realizado pelos agentes das Forças de Segurança do Ceará, o estado registrou redução nos indicadores de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) – que são os roubos – , nos furtos, e nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no primeiro semestre de 2025. Os resultados foram divulgados ao longo dessa semana pela SSPDS.
Com relação aos dados de crimes de roubo, a redução no estado no primeiro semestre foi de 23,9%, já a redução nos crimes de furtos foi de 7,2%. Já nos indicadores de CVLI, o estado encerrou o 1º semestre de 2025 com uma redução de 16,6%. Os dados são da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). Além da redução nos dados do primeiro semestre deste ano, o comparativo somente entre os meses de junho de 2025 e de 2024 também apresentou reduções.
Página no Misp
No site da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), foi desenvolvida uma página com os atos normativos, metas, plano de ação e calendários, além de um espaço reservado para as perguntas frequentes relacionadas ao sistema de Metas Integradas de Segurança (Misp). A aba está disponível na parte superior do site.