Ceará Sem Fome entrega de equipamentos para Cozinhas da Região do Cariri

18 de julho de 2025 - 10:59 # # # #

Ascom Gabinete da Primeira-dama - texto e fotos

O programa Ceará Sem Fome, do Governo do Estado, realizou nesta quinta-feira (17) a entrega de equipamentos e utensílios para as cozinhas da Região do Cariri. A solenidade, que faz parte da estruturação das unidades do programa, aconteceu no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti, no Crato, e contou com a presença de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), deputados estaduais e da primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Ceará Sem Fome, Lia de Freitas.

Foram entregues 37 fogões industriais, 47 refrigeradores, 42 freezers, 96 liquidificadores, 258 caixas hortifruti, 113 lixeiras e 132 paletes, beneficiando diretamente 146 Cozinhas Ceará Sem Fome no Cariri. Desde o início de 2024, um total de 845 cozinhas já foram contempladas em todo o Ceará, graças a um investimento de R$ 4,6 milhões viabilizado pelo Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDID).

Gratidão

Antonia Tânia, da Cozinha da Associação das Mulheres Fariasbritense, de Farias Brito, expressou sua gratidão ao receber um kit de equipamentos: “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa cozinha. Receber equipamentos como geladeira, liquidificador, lixeira e pallet vai fazer muita diferença no nosso trabalho. Estávamos realmente precisando, e só posso agradecer por esse cuidado e reconhecimento.”

Maria Aparecida, da Cozinha Universal de Juazeiro do Norte, também beneficiada, destacou o impacto do kit na produção de quentinhas: “Estou muito feliz por receber esse kit de utensílios que vai ajudar demais no dia a dia da nossa cozinha. Vai melhorar, agilizar, deixar tudo mais organizado. Só tenho gratidão ao Governo do Estado, ao governador Elmano e à dona Lia de Freitas por esse apoio. Me sinto honrada por estar à frente da Cozinha Universal e saber que nosso trabalho está sendo valorizado.”

Fortalecendo a luta contra a fome

Durante a cerimônia, a primeira-dama Lia de Freitas celebrou o avanço da política pública e ressaltou o impacto da iniciativa na rotina das lideranças comunitárias. “Quero dizer para vocês que eu fico muito feliz quando sei que esses equipamentos vão otimizar o trabalho no dia a dia das nossas cozinhas. Esse cuidado é essencial para garantir mais eficiência e segurança na produção das refeições. Saber que estamos ajudando a melhorar a rotina de trabalho de tantas mulheres e homens comprometidos com essa causa me enche de esperança. É isso que move o Ceará Sem Fome: gente cuidando de gente, com dignidade e respeito”, afirmou.

O presidente da Ematerce, Inácio Mariano da Costa, reforçou a atuação direta do Governo do Estado no combate à fome. “Esse é um momento muito especial no sentido de que a gente fortalece o programa, distribuindo equipamentos para que possamos cada vez mais combater de forma efetiva a fome no Ceará”, destacou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri, salientou o caráter estruturante da política pública. “Nós fomos o primeiro estado a apresentar uma proposta concreta para erradicar a fome e, com o trabalho de Elmano e Lia, seremos os primeiros a alcançar esse objetivo no Brasil. Lembro quando aprovamos a lei do Ceará Sem Fome, o governador Elmano, como verdadeiro estadista, transformou o programa em uma política de Estado. Aprovada na Assembleia, essa lei garante que a luta contra a fome seja permanente e alcance as gerações futuras”, afirmou o parlamentar.

A entrega ocorreu no estande da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), dentro da programação da Expocrato 2025, uma das maiores feiras agropecuárias do Nordeste. Também participaram do evento os deputados estaduais Pedro Lobo e De Assis Diniz; o secretário executivo da SDA, Taumaturgo Júnior; e a coordenadora de Desenvolvimento Institucional da SDA, Erineuda Lopes.

Sobre o Ceará Sem Fome

O Ceará Sem Fome é um programa permanente de combate à fome no estado, atuando em três frentes emergenciais: cartão de R$ 300, que atende cerca de 50 mil famílias; as mais de 1.300 cozinhas comunitárias que distribuem mais de 130 mil refeições diárias e as campanhas que já arrecadaram mais de 400 toneladas de alimentos em grandes eventos. Além disso, o programa atua no eixo “+Qualificação e Renda” para oferecer oportunidades de emprego formal ou autonomia financeira por meio do empreendedorismo aos beneficiários.