EEEP Marta Giffoni tem média de 912 na redação do Enem e está entre as melhores do país
18 de julho de 2025 - 16:58 #destaque #EEEP Marta Giffoni #escola pública #redação do Enem
Bruno Mota - Ascom Seduc - Texto
Arquivos Pessoais - Fotos
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, localizada em Acaraú, teve a média de 912,09 na nota de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024 e sagrou-se entre as melhores escolas públicas do país neste quesito. As informações sobre as médias na prova escrita compõem microdados que foram disponibilizados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
Todos os 175 alunos matriculados na 3ª série da unidade de ensino em 2024 inscreveram-se no Enem e realizaram a prova de redação. No último levantamento feito pela escola, do total de alunos egressos da instituição em 2024, 137 estão cursando o Ensino Superior atualmente.
Rosilane Costa, coordenadora da área de Linguagens e do RedLab – Projeto Laboratório de Redação da escola, explica que os resultados na prova escrita do Enem são frutos de um trabalho em equipe, em que há gestão participativa e engajamento coletivo da comunidade escolar.
“Os resultados alcançados em redação traduzem a essência da escola pública cearense. Escola esta que tem uma proposta pedagógica consolidada, um corpo docente engajado e, sobretudo, um sonho dos estudantes em chegar à nota 1.000 em redação. Todos almejamos fazer uma escola de qualidade, alicerçada nos princípios da equidade e que garanta, de fato, uma aprendizagem significativa”, afirma.
O Projeto RedLab é formado pelos professores de Língua Portuguesa da escola, que estão à frente de oficinas de redação e de projetos de fortalecimento da leitura e da escrita. Além destes, gestores, diretores de turma, professores da base técnica e da base comum também auxiliam diretamente no sucesso da ação. O trabalho tem como base a formação continuada de professores corretores e estudantes mentores de redação. Nessa iniciativa, a gestão, juntamente com os professores de Língua Portuguesa, é responsável por conduzir os encontros formativos.
Estratégia por etapas
Para a 1ª série do Ensino Médio, o RedLab proporciona oficinas semanais de redação com foco na estrutura, construção argumentativa, estudos de caso, escrita e reescrita, entre outras ações. Há, ainda, os projetos Círculos de Leitura, do Instituto Braudel; e o Litera Giffoni, que proporciona o compartilhamento de leituras feitas pelos alunos.
Na 2ª série, as oficinas de redação são intensificadas e voltadas para a construção argumentativa, a partir da contextualização, problematização e interdisciplinaridade. As atividades visam à construção de repertórios, ao conhecimento do texto dissertativo-argumentativo e às cinco competências da redação do Enem (domínio da norma culta da língua portuguesa; compreensão da proposta da redação e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento; organização e defesa de argumentos; conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação; elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos). Ainda na 2ª série, os estudantes são incentivados a realizar a prova do Exame como treineiros.
Já na 3ª série, o trabalho com redação é intenso, numa dinâmica chamada “imersão e lapidação textual”, em busca do aperfeiçoamento.
Atenção constante
“A avaliação diagnóstica de redação realizada no início do ano letivo é um dos principais pontos para mapeamento, acompanhamento e nivelamento dos estudantes. A partir desse diagnóstico, os professores apadrinham os estudantes, que são mapeados por níveis, e realizam o acompanhamento das redações com correção e feedback. Não teríamos conseguido alcançar esse resultado sem o pertencimento de todos no Projeto RedLab”, detalha Rosilane.
Há, ainda, mensalmente, um simulado de redação, com temas trabalhados nas aulas a partir da interdisciplinaridade, corrigido pelos professores padrinhos. A mentoria desenvolvida pelos estudantes corretores é, também, tida como fundamental para o acompanhamento interno de cada turma.
Ações complementares
A partir do segundo semestre de cada ano, as redações passam a ser semanais, com a adesão ao Projeto Enem Mix (plataforma da Fundação Demócrito Rocha – FDR) e os acompanhamentos personalizados àqueles que estão abaixo de 800 pontos.
Além destas ações, o Projeto RedLab conta com salas especiais (para recomposição de aprendizagens em redação), mesas temáticas (debates com especialistas de diferentes áreas, como saúde, economia, educação e tecnologia), Prepara Giffoni (aulões de redação), Enem Não Tira Férias (promovido pela Seduc), entre outras ações.
A professora de redação Almira Aires, que atua na EEEP Marta Giffoni, destaca que as parcerias com a gestão, os diretores de turma e os familiares constituem uma rede de apoio que potencializa os resultados e fortalece o compromisso coletivo com a aprendizagem.
“As ações do RedLab na escola são bastante intensas e, nessa dinâmica, contamos com a dedicação dos nossos alunos, que rapidamente se encantam pela arte de escrever e pelo desafio de superar cada nota. Na condição de professora de Língua Portuguesa, procuro me engajar plenamente nessas ações, desenvolvendo-as com dedicação nas quatro turmas da 2ª série e colaborando com as turmas da 3ª série, que representam um desafio ainda maior. Acreditamos que esses esforços são essenciais para alcançar resultados significativos e promover a transformação social dos nossos estudantes”, enfatiza.