Nova sala de alta do Hospital Universitário do Ceará proporciona conforto a pacientes e otimiza ocupação de leitos de internação

18 de julho de 2025 - 10:55 # # # # #

Ascom Sesa - texto, vídeo e fotos

Paciente é acomodada no novo espaço

O Hospital Universitário do Ceará (HUC), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), implantou um novo modelo de atendimento com o objetivo de otimizar o giro de leitos e ampliar o acesso de novos pacientes à internação. O protocolo também busca oferecer mais conforto e segurança aos pacientes que já receberam alta médica, mas ainda aguardam a finalização dos trâmites administrativos.

A nova “Sala de Alta” é um ambiente climatizado e com poltronas confortáveis, que possui estrutura para receber acompanhantes e uma maca para cuidados especiais, caso seja necessário. A coordenadora médica da Unidade Breve de Internação (UIB), Fabrícia Araújo, explica que o modelo garante a segurança do paciente e permite liberar, diariamente, pelo menos dez leitos até as 10h da manhã.

“Como o HUC é referência em atendimentos especializados, como oncologia e cirurgia vascular, recebemos pacientes de diversos municípios do interior do Estado. Muitos deles, após receberem alta médica, precisam aguardar o transporte disponibilizado pelo município para retornar às suas casas. Esse tempo de espera, no entanto, acaba prolongando a ocupação dos leitos de internação. Com a implantação da Sala de Alta podemos oferecer alta segura e humanizada, proporcionando conforto e trazendo mais agilidade para a liberação de leito ao próximo paciente”, detalha.

Para garantir a segurança na transferência do paciente da enfermaria ao espaço de acolhimento, foi definido um perfil clínico da pessoa que atende a critérios e padrões pré-estabelecidos de alta segura e um fluxo de atendimento foi desenvolvido com a equipe assistencial. A Sala de Alta recebe quem já concluiu o tratamento e não precisa utilizar medicação durante a permanência no hospital.

“Quando o paciente se aproxima do tempo médio previsto para a alta, a equipe de enfermagem é acionada para alinhar o processo com toda a equipe assistencial. Esse planejamento é feito dentro do plano terapêutico, com até 48 horas de antecedência, o que contribui para evitar intercorrências e garante uma transição tranquila, tanto para quem está de saída, quanto para quem precisa ser internado”, explica a coordenadora médica.

Dona Marli foi uma das primeiras a utilizar a Sala de Alta

O espaço conta com dez poltronas para pacientes, dez cadeiras para acompanhantes e uma maca. A dona de casa Marli, moradora de São Gonçalo do Amarante, foi uma das primeiras a utilizar a Sala de Alta. Ela esteve internada no HUC para retirada de um tumor no nariz, passou por exames de imagem, acompanhamento ambulatorial e cirurgia na unidade.

Na quinta-feira (17), ao receber alta, ela foi transferida para o novo espaço enquanto aguardava o transporte para voltar para casa. “Estou muito satisfeita com todo o meu tratamento. Já tinham me dito que esse hospital era ótimo, mas agora pude comprovar. Estou voltando para casa feliz”, diz.

Quem também deixou o hospital satisfeito foi o motorista Antônio Evaldo Silva. Após concluir o tratamento vascular, ele aguardou na Sala de Alta até a chegada do irmão, que veio buscá-lo. Durante a permanência no HUC, Antônio destacou o acolhimento e o cuidado recebidos pela equipe.

Veja o vídeo:

A Sala de Alta funciona 24h e conta com equipe multidisciplinar para dar suporte, caso seja necessário, de médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social. O modelo faz parte de uma série de medidas adotadas pelo hospital para qualificar o cuidado, otimizar recursos e garantir um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente.