Operação Integração Saturação Total resulta em mais de 30 capturas e apreensão de 15 armas de fogo
18 de julho de 2025 - 16:58 #Integração Saturação Total #PCCE #PMCE #Polícia Penal #SAP
Texto e fotos: Ascom SSPDS
A ofensiva foi iniciada na sexta-feira e permanece, por tempo ininterrupto, em todo o Ceará
Como resultado de mais uma fase da Operação Integração Saturação Total, as Forças de Segurança do Ceará realizaram 36 capturas relacionadas a suspeitos de envolvimento em crimes e apreenderam 15 armas de fogo na Capital, na Região Metropolitana de Fortaleza e nas Regiões Norte e Sul do Estado. As ações operacionais tiveram início às 18h desta quinta-feira (17). Os dados, extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Copol/SSPDS), mostram os resultados parciais da ofensiva, contabilizados desde o início das operações até as 6h desta sexta-feira (18). Ao todo, 1.866 agentes das Forças de Segurança do Estado participam da operação, que segue em andamento.
A saída das tropas aconteceu na praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro, Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. “Estamos colocando mais de 1.800 policiais a mais nas ruas de Fortaleza e interior, para garantir paz e tranquilidade ao nosso povo. Estamos trabalhando para proteger a vida da população, de cada cearense. E é por isso que estamos garantindo, cada vez mais, a presença da polícia próxima à população”, justificou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, na ocasião.
Ao todo, foram realizadas 25 prisões em flagrante e cumpridos 11 mandados de prisão, por policiais civis e militares, relacionados a crimes diversos como: organização criminosa, tráfico de drogas, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e omissão de cautela, roubo, furto e violência contra a mulher. Entre as ações, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nesta sexta-feira (18), um homem que estava em posse de drogas. A ação foi realizada no bairro Vicente Pinzón (AIS1). Além dos entorpecentes, dinheiro e um aparelho celular também foram apreendidos pelos investigadores. Já na cidade de Maracanaú (AIS 12), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu dois homens e recuperou uma motocicleta com restrição por roubo. Durante a ofensiva realizada por PMs, PCs e com o apoio da Polícia Penal, também foram recolhidos 3,98 kg de drogas.
“Essa Operação Integração Saturação Total é uma sinergia muito grande de todas as Forças de Segurança, no sentido de fortalecer ainda mais os recursos que a gente já tem empregado ordinariamente. Nós já temos todas as nossas Forças trabalhando 24h, mas nessas áreas, onde o acirramento entre grupos criminosos está acontecendo, nós estamos reforçando mais ainda”, explicou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.
De acordo com o secretário Roberto Sá, essa sinergia tem dado resultados positivos. “A polícia está presente, o governo está agindo. Aumentamos o número de prisões de investigados por homicídios, no primeiro semestre, em 28,2%. São 1.421 pessoas que assassinaram alguém, presas, isso representa 237 suspeitos de assassinatos presos por mês, oito presos por dia. Seguiremos firmes, com determinação e profissionalismo para enfrentar tudo isso”, finalizou.
O Ceará também apresentou diminuição de 16,6% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), 23,9% nos roubos e de 7,2% nos furtos. Prisões por integrar organização criminosa também aumentaram, 45,5%.