Nova fase da Operação Celare resulta na prisão de três suspeitos em flagrante na Capital

20 de julho de 2025 - 11:48 # # #

Ascom SSPDS - Texto

Com o intuito de coibir a prática de crimes de furto qualificado de fios de energia e hidrômetros em Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), deflagrou, nessa sexta-feira (18), mais uma fase da operação integrada Celare. Com as diligências, três pessoas suspeitas de envolvimento em furto de fios e furto de energia elétrica foram capturadas em flagrante pela equipes.

Nesta nova fase da operação, as ações de fiscalização e patrulhamento ocorreram na Área Integrada de Segurança 9 (AIS 9) da Capital. Como resultado dos trabalhos operacionais, uma equipe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), juntamente com técnicos da Enel Distribuição Ceará, localizaram uma residência no bairro Jardim Cearense (AIS 9), em que foi constatado furto de energia elétrica no local.

No local, os agentes abordaram o proprietário do imóvel, um homem, de 41 anos, que foi conduzido para a Delegacia do 16º Distrito Policial (16º DP), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Na delegacia, o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de furto.

Dois presos por furto de fios

Ainda com as diligências pela região, desta vez no bairro Planalto Ayrton Senna (AIS 9), uma equipe do 21º Batalhão de Polícia Militar (21º BPM) flagrou dois homens no momento em que estavam desencapando diversos metros de fios. Os homens estavam utilizando fardamento de uma empresa provedora de internet, porém, ainda no local da abordagem os policiais identificaram que os suspeitos não eram funcionários do estabelecimento.

A dupla foi identificada como sendo um homem, de 33 anos; e outro, de 47 anos – sendo que este último já possui uma extensa ficha de antecedentes criminais, com passagens por crimes de direção perigosa, crime contra a fé pública, crime previstos no estatuto do menor, receptação, associação criminosa, adulteração de sinal identificador de veículo e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Com eles os policiais apreenderam cerca de 300 metros de fios de cobre e uma bobina. Diante da situação, os dois homens e todo o material ilícito apreendido foram levados para a Delegacia do 8º Distrito Policial (8º DP), onde foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado. Após os procedimentos cabíveis nas unidades policiais, todos os suspeitos capturados foram colocados à disposição do Poder Judiciário.

Balanço da operação

Os trabalhos operacionais iniciaram no dia 25 de maio deste ano e seguem até o momento. Ao todo, com essa nova fase da operação, já foram emitidas 135 notificações – sendo 91 pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e 44 pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), além de 55 autos de infrações e seis advertências aplicadas, também, pela Agefis. Pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), foram registrados quatro Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).

Além dos três suspeitos capturados em flagrante nessa sexta, já foram instaurados pela Polícia Civil nove inquéritos por furto de energia elétrica e nove por receptação qualificada. Além de quatro Boletins de Ocorrência (BO) para apurar crimes de receptação e um TCO para apurar um possível crime ambiental. Todos os casos seguem sendo investigados pelas autoridades policiais.

Integração

A operação integrada Celare é coordenada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), e conta com a participação de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), órgãos vinculados à SSPDS; além da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Secretaria da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec), da Enel Distribuição Ceará, e de empresas de telefonia móvel, como a Claro e a Vivo.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.