Abertura de empresas no Ceará cresce 34% no primeiro semestre de 2025

21 de julho de 2025 - 12:46 # # # #

Ascom Jucec - Texto e Foto

Com destaque para o setor de serviços, estado registra 74.777 novos negócios formalizados entre janeiro e junho

O Ceará registrou um crescimento expressivo na abertura de novas empresas nos primeiros seis meses de 2025. De janeiro a junho, foram formalizados 74.777 novos negócios no estado, o que representa um aumento de 34,06% em relação ao mesmo período de 2024, quando o número foi de 55.778 empresas abertas.

Para o presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Eduardo Jereissati, o resultado é reflexo direto das iniciativas que vêm sendo implementadas para desburocratizar e modernizar o processo de registro empresarial, tornando-o mais acessível e rápido.

“A Jucec tem trabalhado para oferecer mais canais de atendimento ao usuário e novas formas de abrir uma empresa de maneira instantânea. Foram criados dois programas muito importantes: o Empresa Mais Simples e o Abre no Zap, que facilitam a formalização de negócios de forma digital e ágil. Em janeiro, por exemplo, o tempo médio para registrar uma empresa foi de 38 minutos, o que é espetacular”, comemora o presidente.

De acordo com os dados da Jucec, o crescimento foi impulsionado principalmente pelo setor de serviços, que lidera o ranking com 50.771 empresas abertas no período — um crescimento de 40,51% em relação ao primeiro semestre de 2024. O comércio também apresentou resultado positivo, com 18.999 novos registros (alta de 24,28%), seguido pelo setor industrial, com 5.007 novos negócios formalizados (crescimento de 14,84%).

Eduardo Jereissati reforça que o aumento significativo nas aberturas reflete um ambiente de negócios mais propício no estado. “Esse crescimento de 34% na abertura de empresas é um reflexo direto do ambiente cada vez mais favorável aos negócios no Ceará. Estamos avançando na digitalização e na simplificação dos serviços para dar mais agilidade, autonomia e oportunidade a quem quer empreender”, destaca.

O avanço em relação ao ano anterior evidencia o impacto direto das políticas de simplificação e digitalização adotadas pela Jucec. Com quase 19 mil empresas a mais formalizadas em 2025 em comparação ao primeiro semestre de 2024, o crescimento de 34,06% confirma que o Ceará está se consolidando como um ambiente cada vez mais favorável ao empreendedorismo, com processos mais ágeis, acessíveis e próximos da realidade do cidadão.