Mais de 300 suspeitos de envolvimento em crimes no Ceará foram capturados durante nova fase da Operação Integração Saturação Total

21 de julho de 2025 - 16:13 # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

Desde às 18h da última quinta-feira (17), momento em que foi iniciada mais uma etapa da Operação Integração Saturação Total, as equipes das Forças de Segurança do Ceará realizaram mais de 300 prisões de suspeitos de envolvimento em crimes no estado. Ao todo, foram 322 capturas – sendo 253 por autos de prisão em flagrante e 69 alvos de mandados de prisão. O resultado é referente ao período de 18h de quinta-feira até às 6h desta segunda-feira (21).

Os dados foram extraídos e compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), a partir de procedimentos instaurados por equipes das Forças de Segurança durante o período da Operação Integração Saturação Total. Somente em Fortaleza, foram 143 capturas realizadas entre a tarde da última quinta e a manhã desta segunda-feira – sendo 97 autos de prisão em flagrante e 46 mandados de prisões cumpridos na Capital.

“Foi mais uma ação integrada realizada com sucesso. Ampliamos o período da operação para quatro dias e, em razão disso, foram realizadas 322 prisões, bem como a apreensão de 66 armas de fogo e quase 23kg de drogas em todo o estado. Atrelado a essas ações, tivemos muitas ações ostensivas nas ruas, com blitz e abordagens qualificadas, ocasionando uma redução dos índices de CVLI e CVP nesse período e, dessa forma, aumentando a sensação de segurança da população”, destacou o coordenador da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.

Principais capturas

Dentre os suspeitos capturados em flagrante no Ceará, as prisões que mais se destacam são por crimes de tráfico ilícito de drogas, com 68 capturas; 23 por posse ou porte ilegal de arma de fogo; 22 capturados por roubo; 19 por crime de violência doméstica; 16 por furto; 10 por crime de ameaça; e nove suspeitos presos em flagrante por homicídio doloso.

Apreensão de armas e drogas

Para além das capturas dos suspeitos de envolvimento com crimes no Ceará, durante o período da operação, os agentes da Forças de Segurança realizaram também a apreensão de entorpecentes e armas de fogo. Ao todo, foram apreendidos 22,94 quilos de drogas e 66 armas foram recolhidas. Com relação aos dados somente da Capital, foram 20 armas e 8,78 quilos de entorpecentes apreendidos.

Saída da operação

O lançamento desta última edição da Operação Integração Saturação Total ocorreu na praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro, que fica na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza. O momento contou com a presença do governador do Ceará, Elmano de Freitas, e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá.