Onze pessoas foram presas, uma adolescente apreendida e 13 celulares recuperados na ExpoCrato 2025

21 de julho de 2025 - 16:18 # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) divulgou nesta segunda-feira (21), o balanço do monitoramento de ocorrências da ExpoCrato 2025, que resultou em onze pessoas presas, uma adolescente apreendida e 13 aparelhos celulares recuperados durante o maior evento de música e cultura do interior do Ceará. O Plano Operacional da SSPDS, que contou com atuação de profissionais das Forças de Segurança do estado, foi coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol/SSPDS). As ações de acompanhamento e o balanço das ocorrências relacionadas ao festejo foram realizadas de 11 a 20 julho, no município de Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

As ações estratégicas e integradas das Forças de Segurança do Ceará culminaram na redução de 30,3% no número de ocorrências de furtos e de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti durante a ExpoCrato. Em 2024, foram 56 ocorrências. Já este ano, foram registrados 39 furtos. No número de registros de furto de celulares houve redução de 31,82%. Em 2024, foram 44 ocorrências de furtos de aparelhos celulares. Este ano, foram 30 registros. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

A iniciativa teve como objetivo promover segurança e tranquilidade ao público. Por isso, a SSPDS elaborou, por meio de suas vinculadas, um Plano Operacional para atuação dos profissionais de segurança durante todos os dias do evento.

O titular da Coordenadoria de Planejamento Operacional da SSPDS (Copol/SSPDS), delegado Harley Filho, destacou que um planejamento operacional bem estruturado e as ferramentas necessárias resultaram na identificação e prisões dos alvos monitorados durante a execução do Plano Operacional da ExpoCrato 2025. “Foram capturadas 12 pessoas por meio de reconhecimento facial, de revistas realizadas nas entradas do evento e através das ações das equipes de Inteligência, tudo fruto de uma integração entre as Forças de Segurança. A tecnologia proporcionou identificar possíveis ações criminosas que estavam sendo realizadas, como furtos de celulares, sendo possível identificar e prender os suspeitos e restituir os objetos às vítimas”, frisou o delegado.

Capturas

No dia 12 de julho, um homem de 47 anos foi preso por crime de trânsito e, um outro homem de 40 anos, foi capturado por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia. No dia 15, outro homem de 48 anos, também foi preso por inadimplência no pagamento de pensão alimentícia.

Já dia 16, foi capturado em flagrante, um homem de 27 anos, por falsidade ideológica. No dia 17, uma adolescente de 17 anos foi apreendida, e três mulheres, de 20, 29 e 31 anos, foram capturadas em flagrante por crime de furto. Todas foram conduzidas para a Delegacia de Polícia Civil de Crato para os procedimentos cabíveis. Um homem de 20 anos, também foi preso em flagrante, por homicídio e portar documentação falsa.

Em 18 de julho, um homem de 43 anos foi capturado por lesão corporal dolosa no contexto de violência doméstica. O indivíduo já responde por crimes contra a administração pública, roubo, ameaça e lesão corporal dolosa.

No dia 20, as equipes cumpriram um mandado de prisão preventiva por crime de homicídio doloso em desfavor de um homem de 23 anos, ele já responde pelos crimes de tentativa de homicídio doloso e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Ele foi conduzido para a delegacia, onde a ordem judicial foi cumprida e colocado à disposição da Justiça. Outro homem de 32 anos, que já responde por roubo a pessoa foi capturado por roubo qualificado, ele foi conduzido para a delegacia onde foi autuado em flagrante.

Apreensão de celulares

Durante a execução do Plano Operacional da ExpoCrato 2025, as Forças de Segurança realizaram a recuperação de 13 aparelhos celulares, cinco deles foram restituídos no Centro de Controle Operacional (CCO) que funcionou dentro do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti.

Execução e Planejamento Operacional

As ações de segurança foram executadas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). A operação foi conduzida pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS e contou também com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), ambas da SSPDS.

Durante o festejo, mais de 200 policiais militares realizaram o patrulhamento diário em todo o perímetro do evento. O policiamento também foi intensificado nas proximidades do Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti com agentes de segurança em viaturas, motocicletas e na cavalaria.

Já a Polícia Civil contou com estande promovendo ações educativas e de orientação, serviços de atendimento para a população, espaço para efetuar denúncias e tirar dúvidas com a distribuição de panfletos ilustrativos, relacionados aos crimes de exploração sexual da criança e do adolescente, além de orientação educativa, sobre ocorrências de homofobia, Lgbtfobia ou do gênero.

A Pefoce ofereceu serviço de emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os visitantes. Já o CBMCE esteve posicionado próximo a entrada principal do evento, para combater possíveis situações de incêndio e controle de pânico, com apoio de viaturas que auxiliaram nas ocorrências.