Policiais civis iniciam Curso Básico de Investigação de Crime de Homicídio da Aesp/CE
21 de julho de 2025 - 16:15 #Aesp/CE #curso #Investigação de Crime de Homicídio #PCCE
Ascom SSPDS - Texto e Fotos
Policiais civis do Ceará iniciaram, nesta segunda-feira (21), o Curso Básico de Investigação de Crime de Homicídio – Turma V – 2025. A qualificação, promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp/CE), tem como objetivo fortalecer os conhecimentos dos profissionais na apuração dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).
No primeiro semestre de 2025, o trabalho das Forças de Segurança no Estado contribuiu para a redução de 16,6% nos CVLIs — 285 casos a menos no período. Todas as regiões do Ceará apresentaram queda nas mortes violentas entre janeiro e junho deste ano. Alinhada a esse cenário e com foco em seu papel formador, a Aesp busca, por meio do Curso Básico de Investigação de Crime de Homicídio, aperfeiçoar ainda mais essa atuação.
Com 32 horas/aula, o curso é ministrado por instrutores que compartilham conhecimentos adquiridos especialmente no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil do Estado do Ceará, como explica o professor e oficial investigador de polícia Paulo Melo.
“É um curso que, em sua totalidade, aborda a investigação de homicídios e todas as suas possibilidades. Apresentamos um modelo aplicado atualmente no Departamento de Homicídios, com o intuito de replicar esse entendimento entre os colegas policiais, para que possam levar às suas unidades, aprimorando ou desenvolvendo novos conhecimentos que auxiliem nas investigações, especialmente de homicídios. Compartilhamos nossas experiências do que tem funcionado, assim como daquilo que pode ser melhorado, para que possamos construir conhecimento e evoluir”, comenta.
Além de Fortaleza, o curso também conta com a participação de policiais civis dos interiores Norte e Sul do estado. Um deles é o oficial investigador de polícia Francisco das Chagas dos Anjos, lotado na Delegacia Seccional de Iguatu, que falou sobre o primeiro dia da capacitação: “É um curso que, além de aprimorar nossas habilidades, também proporciona a troca de experiências com os colegas, permitindo adquirir mais informações e ampliar nossos conhecimentos nas investigações desse tipo de crime”, destacou.
Entre as disciplinas do curso estão: Extração e Relatório de Imagens; Aspectos Tecnológicos Voltados para Investigação de Homicídio; Local de Crime, Investigação de Seguimento, Pronta Resposta e Estudo de Casos Concretos; e Pronta Resposta, Ações do Núcleo Operacional e Estudos de Casos Concretos.