Governo do Ceará entrega 620 papéis da casa em Maracanaú

22 de julho de 2025 - 21:13 # # #

Isabella Campos - Ascom Casa Civil - Texto
Estácio Jr. - Casa Civil - Fotos

A iniciativa beneficiou moradores dos Conjuntos Acaracuzinho, Jereissati, Industrial e Timbó

“Agora eu tenho a escritura da minha casa”. Foi comemorando, com o papel da casa em mãos, que a dona de casa Raimunda Maria de Jesus, de 74 anos, realizou o sonho da casa própria. “Eu só tenho que agradecer hoje, agradecer por estar viva e aqui, comemorando esse momento”, completou.

Moradora do Conjunto Timbó desde outubro de 1983, Raimunda tem dois filhos, quatro netos e dois bisnetos, e agora tem um cantinho pra chamar de seu. “Nos últimos 10 anos eu enfrentei dois cânceres, e a minha preocupação, depois de ficar viúva, era o teto da minha família. Venci os dois cânceres e hoje recebi esse presente. Agora eu tenho a escritura da minha casa”, contou.

Foi com o objetivo de promover dignidade social e também realizar sonhos, que o Governo do Ceará entregou, nesta terça-feira (22), 620 Títulos de Regularização Fundiária referentes aos imóveis construídos pela Companhia de Habitação do Ceará (Cohab), através do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). Foram beneficiados moradores dos Conjuntos Acaracuzinho, Jereissati, Industrial e Timbó, em Maracanaú.

Sabendo da importância da casa própria para a população, as primeiras palavras do governador Elmano de Freitas, para o beneficiários foi de parabéns pela conquista. “Parabéns para vocês, que perseveraram e nunca desistiram. É importante estar aqui e fazermos isso juntos”.

“Estamos com muita alegria aqui em Maracanaú, entregando 620 títulos da casa própria. Estamos entregando oficialmente o papel da casa para pessoas que vivem há 10, 15, 20 ou 40 anos com a expectativa e esperança de ter o papel da sua casa. Aqui estamos fazendo famílias poderem realizar sonhos, dormir com tranquilidade porque a casa é deles”, afirmou Elmano.

Participaram da entrega, junto ao governador Elmano de Freitas, o prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa; a corregedora Geral de Justiça, desembargadora Marlúcia de Araújo; o secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo; a gestora da Companhia de Habitação do Ceará (Cohab-CE), Vilani Falcão; e as autoridades.

Papel da Casa

Desde 2023, já foram entregues 4.714 títulos de regularização fundiária através do programa Papel da Casa, e tem mais 1.148 prontos para serem entregues, totalizando 5.862 famílias com seus títulos de moradia. Entre os 620 papéis da casa entregues a população de Maracanaú, são: 343 papéis da casa para moradores do Conjunto Timbó; 239 papéis da casa para residentes do Conjunto Jereissati; 26 papéis da casa para moradores do Conjunto Acaracuzinho; e 12 papéis da casa para moradores do Conjunto Industrial.

Entre os beneficiados dessa política pública, está o pernambucano Gervazio Alves, de 77 anos. Ele chegou ao Ceará com 20 anos de idade, veio a trabalho e se instalou no Conjunto Industrial há 40 anos. Essa é a mesma quantidade de tempo que luta pela casa própria. “Esse momento é muito importante, porque estou alcançando um sonho. Minha casa que passei 14 anos para terminar, porque só dava pra fazer devagarinho e, agora, ela é minha. Eu tenho o papel”, comemorou.

Para tornar possível o sonho de tantas famílias, o trabalho é uma parceria. Os municípios colaboram com as isenções e remissões de créditos tributários referentes ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) reduz 70% das custas de cartorárias, e o Estado arca com as demais despesas do Programa, que são: atualização cadastral dos Mutuários e emissão das Escrituras/Títulos.

O secretário secretário Executivo de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Thiago Câmpelo, ressaltou que o papel da casa entrega dignidade para a população. “Hoje é um dia muito importante, porque estamos levando o papel da casa para centenas de pessoas. Isso significa cidadania, política social. Hoje, estão recebendo o título de propriedade de suas casas, isso é muito importante, porque está levando dignidade para as famílias de Maracanaú”, pontuou.

Sonho realizado

“Agora a casa é minha, e ninguém toma!”. Foi com um sorriso no rosto e muita festa que a moradora do Jereissati I há 40 anos, Maria da Silva, de 70 anos, festejou o papel da casa. Um sonho que foi realizado na tarde desta terça-feira (22).

“Eu espero pra ter a minha casa há 40 anos. Quem ganha um salário mínimo , como sempre foi a minha vida, não tem como comprar uma casa, a parcela é alta, é R$ 600 ou R$ 1 mil. Não temos condições. Me disseram muitas vezes que não conseguiria esse papel, então esse momento, onde eu estou recebendo o papel da minha casa, é o dia mais feliz das nossas vidas [dela e da familia]”, concluiu.

O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa, rodeado por histórias como a de Maria da Silva, Raimunda e Gervazio, agradeceu pela parceria com o Governo do Ceará fazer possível a realização de sonhos. “É um dia de agradecer por esse, que é um grande trabalho social. Essas pessoas estão aqui realizando uma conquista, em sua maioria mulheres que criaram seus filhos, netos e toda a família. A casa é dessas pessoas, que esperaram tanto tempo, é uma política de dignidade”, concluiu.