Governo do Ceará promove sessão especial de documentário e debate sobre LGBTfobia no esporte neste sábado (26)

23 de julho de 2025 - 10:28 # # #

Ascom Sediv - texto e foto

Neste sábado (26), às 15h, o Governo do Estado do Ceará promove uma sessão especial do documentário “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo”, seguida de debate sobre LGBTfobia no esporte, na Kuya – Centro de Design do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). A ação é uma realização da Secretaria da Diversidade (Sediv), em parceria com a produção do documentário. A entrada é gratuita e a classificação é livre.

A iniciativa marca a atuação integrada do Governo do Ceará, unindo cultura e diversidade para provocar reflexões urgentes sobre respeito, inclusão e cidadania. A Sediv reforça seu papel no enfrentamento à LGBTfobia em diferentes esferas sociais, enquanto a Secult fortalece a valorização de narrativas plurais que ressignificam os espaços culturais e ampliam a representatividade da população LGBTI+.

Apesar de avanços, a LGBTfobia ainda é uma realidade no futebol brasileiro, visível em cânticos discriminatórios, na falta de sanções eficazes e na baixa representatividade de atletas LGBTI+ no esporte. Segundo o Observatório Racial do Futebol (2023), apenas 1% dos jogadores das Séries A e B do Campeonato Brasileiro masculino declararam-se, anonimamente, homossexual ou bissexual.

Foi diante desse cenário que os jornalistas Hellen Queiroz e Pedro Mairton, recém-formados pela Universidade Federal do Ceará, produziram o documentário como trabalho de conclusão de curso. A obra narra a trajetória de resistência do Cangayceiros, time cearense de futebol 7 formado por atletas LGBTQIA+, retratando sua história, treinos, jogos e enfrentamentos cotidianos contra o preconceito ao longo de seus seis anos de existência.

Após a exibição, será realizado um debate com a presença de Mitchelle Meira, secretária da Diversidade do Ceará; dos diretores Hellen Queiroz e Pedro Mairton; dos atletas Lucas Bertullino (presidente) e Caio Felipe Vieira (goleiro) do time Cangayceiros; além dos jornalistas esportivos André Bloc e Iara Costa.

Ficha técnica – “Cangayceiros: Ocupando Espaços em Campo”
Direção e produção: Hellen Queiroz e Pedro Mairton
Gênero: Documentário audiovisual
Ano: 2025 | Duração: 73 minutos | Classificação: Livre
Animações e grafismos: Pedro Mairton

Serviço

Kuya – Centro de Design do Ceará
Rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil, Fortaleza – CE
Sábado, 26 de julho
15h
Entrada gratuita