HGF alcança 100% de conformidade, por dois anos consecutivos, em avaliação da Anvisa sobre segurança do paciente
23 de julho de 2025 - 14:27 #Anvisa #HGF #Rede Sesa #segurança do paciente
Filipe Dutra - Ascom HGF - texto
Filipe Dutra e Eva Sullivan - fotos
Equipe da Gerência de Risco, Qualidade e Segurança do Paciente do HGF
Por dois anos seguidos, o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alcançou 100% de conformidade aos indicadores de estrutura, processo e gestão de riscos da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços com UTI, realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O certificado de pleno desempenho foi emitido neste mês de julho.
Iniciada em 2016 e realizada anualmente, a avaliação tem como objetivo verificar a conformidade dos indicadores das práticas de segurança do paciente por meio do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. A prática enfatiza a gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação de boas práticas em todos os serviços de saúde.
O processo envolve o preenchimento de formulários eletrônicos com indicadores e a anexação de documentação comprobatória por parte das instituições hospitalares. A análise dos dados, a devolutiva dos resultados e as avaliações in loco são conduzidas pelos Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e Comissões de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH), em nível estadual/distrital. Por fim, os resultados são consolidados pelos respectivos estados e pelo Distrito Federal para, em seguida, serem encaminhados à Anvisa para a elaboração do relatório nacional.
A gerente de Risco, Qualidade e Segurança do Paciente do HGF, Araguacy Rebouças, reforça a importância da conquista. “Isso reflete a eficácia do nosso planejamento e o comprometimento diário com a cultura de segurança em todos os níveis da instituição, da gestão às equipes assistenciais, chegando até os nossos usuários em forma de um cuidado humano, seguro, eficaz e baseado em evidências científicas”, destaca.
São realizadas práticas e capacitações constantes para manter a qualidade no atendimento ao paciente
Referência regional no atendimento de média e alta complexidade, o HGF realiza inúmeras práticas para garantir qualidade e segurança do paciente, como a instituição de fluxos e treinamentos.
“A instituição busca atingir rigorosamente as seis metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS): identificação correta do paciente; comunicação efetiva; melhoria da segurança dos medicamentos de alta-vigilância; assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto; redução do risco de infecções associadas à assistência à saúde; e redução de danos ao paciente decorrente de quedas.