Água Doce: saiba como solicitar o programa para sua comunidade
24 de julho de 2025 - 12:10 #água doce #Combate à escassez #MIDR
Ascom SRH - texto e fotos
Iniciativa do MIDR usa tecnologia de dessalinização para garantir água de qualidade a famílias que vivem em regiões vulneráveis
O Programa Água Doce (PAD), coordenado pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), segue avançando como política pública estratégica de combate à escassez hídrica no semiárido brasileiro. Somente esse ano, a iniciativa já implantou 61 novos sistemas de dessalinização e deve entregar outros 89 até o fim do ano, totalizando 150 unidades e superando a meta inicial de 100 sistemas para o período.
Criado com o objetivo de garantir água de qualidade para comunidades rurais que dependem de fontes salobras e salinas, o PAD utiliza tecnologia de dessalinização em poços profundos para transformar a realidade de famílias em regiões vulneráveis. A atuação é compartilhada entre União, estados, municípios e as próprias comunidades beneficiadas, promovendo uma gestão participativa desde a implantação até a operação dos sistemas.
O processo desde a solicitação até a efetivação do dessalinizadores nas regiões, acontece após o estudo das demandas repassadas pelos governos de estado até as coordenações do PAD nos estados, que atuam em articulação com as secretarias estaduais e municipais. O ministério não recebe diretamente as demandas da população.
Confira o passo a passo:
1 – Procure a coordenação estadual do PAD no seu estado
Os estados do Semiárido têm equipes responsáveis pela gestão local do programa. Elas são as principais interlocutoras entre as comunidades e o Governo Federal. No Ceará, a Secretaria dos Recursos Hídricos é responsável pela coordenação estadual.
2 – Apresente a demanda da comunidade
Leve informações sobre a localidade, o problema de acesso à água, e o número de famílias beneficiadas. É comum que lideranças comunitárias, associações ou prefeituras intermediem esse contato.
3 – A coordenação avalia a viabilidade técnica
Antes de qualquer instalação, são feitas análises para verificar a qualidade da água existente, a estrutura da comunidade e a sustentabilidade do sistema. A partir daí, a comunidade será selecionada com as demais comunidades e ocorrerá o processo licitatório para contratação das obras
Se a demanda for considerada viável, o projeto pode ser incluído nos planos de ação estadual do PAD. A partir daí, começa a articulação com o Governo Federal para viabilizar recursos e executar a obra.
Quem pode solicitar?
* Comunidades rurais do Semiárido
* Localidades com poços de água salobra ou salina, mas com potencial para dessalinização
Critérios:
A região deve ter energia elétrica
Deve haver poço
No mínimo 20 famílias para serem atendidas
Disposição física de no mínimo 40×40
Mais informações
Para saber qual é a coordenação do PAD em seu estado e como entrar em contato, acesse a página oficial do programa: clique aqui