Conselho Estadual de Educação capacita avaliadores

24 de julho de 2025 - 14:28 # #

Ascom CEE - Texto e Foto

A excelência é um hábito adquirido por meio do treinamento. Com foco na qualificação, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) promoveu, na manhã desta quinta-feira (24), capacitação para um grupo de 25 avaliadores de instituições de ensino cadastrados no órgão, que atuam em Fortaleza. O objetivo do treinamento, realizado na sede do CEE, foi dialogar sobre a importância da avaliação prévia para qualificar o credenciamento das instituições e reconhecimento de cursos, bem como orientar sobre a utilização do Instrumento de Avaliação, com ênfase na Educação Básica.

A abertura do encontro foi feita pela presidente do CEE, professora Ada Pimentel. Na oportunidade, a gestora realizou breve apresentação do Conselho, destacando sua missão de guardião da educação no Ceará, com foco na equidade e qualidade do ensino ofertado no estado. A fala seguinte foi da professora e conselheira Luiza Aurélia Costa, presidente da Câmara de Educação Básica do CEE (Ceb). Ela enfatizou que o ato de avaliar vai muito além do preenchimento de formulários, exigindo atenção e sensibilidade e o olhar criterioso do avaliador na verificação de como a escola, efetivamente, funciona, bem como o que promove e o que compromete a educação de qualidade.

A vice-presidente e a secretária geral do Conselho, professoras Lúcia Veras e Aurila Maia Freire, respectivamente, atuaram como instrutoras na capacitação, que envolveu orientações aos participantes sobre a legislação pertinente à avaliação, o passo a passo da sistemática de avaliação e a aplicação do Instrumento de Avaliação.

A avaliação institucional realizada pelo CEE, através dos avaliadores cadastrados, visa identificar a condições de oferta de ensino aos estudantes, em especial as relativas à organização da gestão da escola, a organização didático pedagógica, ao perfil do corpo docente, corpo técnico administrativo e infraestrutura física. O relatório do avaliador ao término da visita à instituição de ensino trará referenciais seguros para a análise e emissão de parecer do CEE, elaborado por um de seus 21 conselheiros, sobre a demanda da escola junto ao órgão.

Os participantes da capacitação elogiaram a iniciativa do CEE, considerando as especificidades do trabalho de avaliação das escolas e o domínio do avaliador sobre todos os itens a serem verificados.

Num segundo momento, o CEE pretende realizar a mesma capacitação junto a avaliadores que atuarão junto a instituições localizadas no interior do Ceará.