Vai à praia? Saiba como evitar afogamentos e como proceder em caso de acidentes na água
24 de julho de 2025 - 16:51 #Afogamentos #Bombeiros #prevenção #upa 24h #UPA Praia do Futuro
Márcia Catunda (Ascom UPA) e Capitão Francisco Eduardo Fideles Dutra (Ascom CBMCE) - Texto
Márcia Catunda, Ascom Semace - Fotos
Praia do futuro é uma das mais frequentadas pelos fortalezenses e turistas
Um dos principais destinos turísticos de Fortaleza, a Praia do Futuro possui características naturais e comportamentais que a tornam uma das mais perigosas do estado para banhistas. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), cerca de 75% dos resgates por afogamento no estado são realizados no local. No primeiro semestre de 2025, 347 pessoas foram resgatadas em todo território cearense.
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Praia do Futuro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), recebe ocorrências do tipo, principalmente nos fins de semana. Segundo Erica Guerreiro, coordenadora do serviço assistencial da unidade, esse tipo de demanda é considerada atendimento prioritário.
“Sempre que o paciente sofre afogamento, ele deve ser levado para a unidade de urgência e emergência, por mais que ele esteja bem, para receber uma avaliação médica e assim o médico poder dar alta, avaliando se houve alguma complicação após o afogamento. Então, todo afogado deve, sim, após ser resgatado, ser encaminhado ao serviço de urgência e emergência”, orienta a gestora. Sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, confusão mental, fraqueza ou cansaço excessivo são considerados de alarme e devem receber atenção médica o mais rápido possível.
Mas, o melhor é sempre prevenir acidentes. Alguns cuidados simples podem ser adotados para evitá-los. “Recomendamos não deixar crianças sozinha na água, não se dirigir ao mar após ingerir bebida alcoólica, não subestimar o mar devido à correnteza, mesmo quando a pessoa sabe nadar. Além disso, ficar sempre que possível próximo ao salva-vidas e com a água até a altura da cintura no mar”, orienta a gestora.
O Corpo de Bombeiros complementa, ainda, que manter a segurança dos frequentadores exige comportamentos preventivos contínuos. Outras medidas simples de autoproteção e respeito às normas de segurança são:
– Observar e respeitar as placas de advertência e bandeiras de sinalização;
– Supervisionar constantemente crianças, mantendo-as sempre ao alcance de um braço;
– Não mergulhar de cabeça em locais desconhecidos;
– Em situações de perigo, acionar o socorro pelo 193 e evitar tentativas de resgate sem preparo;
– Manter-se na linha da cintura ao entrar no mar, até conhecer a profundidade.
Prevenção
Em 25 de julho celebra-se o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), visa conscientizar sobre a importância da prevenção desses acidentes, evitando mortes e sequelas decorrentes deles.