Governo do Ceará lança “Janela de Oportunidades” para otimizar uso de imóveis públicos

25 de julho de 2025 - 10:21 #

Texto e fotos: Ascom Seplag

A “Janela de Oportunidades” está acessível no Sistema de Gestão de Bens Imóveis (SGBI), na seção “Oportunidades”, código 101, e estará aberta para manifestações de interesse até 30 de julho

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-CE), lançou a “Janela de Oportunidades” para imóveis públicos, uma solução tecnológica inovadora que visa otimizar a administração e a destinação de bens imóveis estaduais. A iniciativa, que já entrou em operação com um piloto composto por três terrenos pertencentes ao Estado, busca identificar e disponibilizar imóveis sem uso que possam ser de interesse para projetos e ações de órgãos e entidades da administração pública estadual.

A “Janela de Oportunidades” está disponível no Sistema de Gestão de Bens Imóveis (SGBI), na aba “Oportunidades”, sob o código 101. A ferramenta ficará aberta para manifestações de interesse no período até o dia 30 de julho. Encerrado o prazo, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) elaborará um estudo técnico com base nas manifestações recebidas. Em seguida, a Seplag-CE encaminhará o processo à Secretaria da Fazenda (Sefaz), juntamente com a CearaPar, para avaliação pelo Conselho de Gestão de Ativos Imobiliários do Estado do Ceará (Conag), que decidirá sobre o uso de cada imóvel.

Segundo o secretário executivo de Gestão de Compras e Patrimônio da Seplag-CE, Sidney Leão, a iniciativa busca agilizar a identificação das demandas dos órgãos públicos, considerando a existência de imóveis disponíveis para uso qualificado. “A ferramenta tecnológica oferece mapas interativos com os imóveis geolocalizados. Isso permite a visualização de equipamentos públicos no entorno (com raio customizável). Além disso, o mapa integra informações do SGBI, do Ipece e de um projeto da Seplag, apresentando diversos equipamentos e projetos de interesse local”, destaca.

O secretário executivo da Seplag-CE reforça que a administração desses imóveis é fundamentada pela Lei Complementar nº 296, de 16 de dezembro de 2022, que trata da Gestão de Ativos Imobiliários do Estado do Ceará, e pelo Decreto Estadual nº 35.505, de 15 de junho de 2023, que a regulamenta.

Mais informações
Dúvidas sobre a utilização da ferramenta no SGBI podem ser esclarecidas com a equipe da Seplag-CE, presencialmente ou pelo e-mail rebeca.reis@seplag.ce.gov.br.