Vale Gás Social é entregue a entidades credenciadas ao Mais Nutrição
25 de julho de 2025 - 11:58 #entidades sociais #mais nutrição #SPS #vale-gás social
Ascom SPS - texto e fotos
A entrega beneficiou 71 organizações da sociedade civil credenciadas ao programa Mais Nutrição e sete cozinhas sociais de Fortaleza.
“A fome tem pressa e não espera”. A fala da Helena Lúcia do Nascimento, da Cozinha Social Ana Facó, resume a urgência e a importância vividos nesta quinta-feira (24), na sede da Secretaria da Proteção Social (SPS), em Fortaleza. A entrega dos tíquetes do Vale Gás a 71 Organizações da Sociedade Civil credenciadas ao programa Mais Nutrição e às setes cozinhas sociais da Capital representa muito mais do que o apoio financeiro: é um reforço na luta diária de quem cozinha, acolhe e cuida de quem mais precisa.
A vice-governadora do Ceará e secretária da Proteção Social, Jade Romero, destacou a importância deste momento. “Depois de percorrer os 184 municípios cearenses com a entrega do Vale Gás, chegou a hora de entregar os tíquetes para as entidades que fazem um trabalho voluntário nas comunidades, levando alimento do programa Mais Nutrição e outras políticas sociais. É uma economia que representa alívio, mas também um reconhecimento à dedicação dessas pessoas. São trabalhos fantásticos que nos enchem de orgulho”.
Criado em 2021 como política pública permanente, o Vale Gás Social assegura que as famílias em situação de vulnerabilidade social receba gratuitamente o botijão de gás, três vezes ao ano. Neste ciclo, além de atender as famílias, o programa amplia seu alcance ao beneficiar entidades que atuam na linha de frente do combate à fome e à insegurança alimentar.
É o caso da Casa Sol Nascente, em Fortaleza, que há mais de 20 anos acolhe crianças vítimas de violência e abandono. “Somos uma ONG e vivemos de ajuda. O Vale Gás veio para somar no nosso trabalho. A gente cuida das crianças com amor, com uma equipe de profissionais voluntários, e ainda temos uma casa que também acolhe adultos. Toda ajuda conta”, afirma Gorete Furtado.
No município de Caucaia, o Instituto Francisca Virginia da Silva também sentiu o impacto positivo da ação. “Com mais de 30 anos de trabalho, atendemos mais de 100 crianças com reforço escolar, com artesanato e alimentação para crianças e pais. O Vale Gás é um reforço essencial para garantir nossas refeições diárias”, destacou o coordenador Alfredo Neto.
Com atuação no bairro Siqueira, em Fortaleza, a Cozinha Social Ana Facó nasceu durante a pandemia e segue, desde então, distribuindo sopão e quentinhas para os moradores do entorno. “Vimos mães batendo à nossa porta pedindo comida para os filhos. A gente criou a cozinha porque não dava mais para ver essa situação de braços cruzados”, contou Helena Lúcia. Para ela, o gás recebido é mais que um insumo: é a continuidade de um projeto de cuidado e resistência.
A secretária de Políticas sobre Drogas, Lidiane Rebouças, também acompanhou a solenidade e reforçou a importância do benefício. “Já percorremos todos os municípios do Ceará entregando os tíquetes. Quando a gente chega, vê o quanto o Vale Gás faz diferença. Ele representa saúde, alimentação e dignidade para muitas famílias”.
Além do Vale Gás, as entidades participantes do programa Mais Nutrição recebem alimentos como frutas, polpas e sopas desidratadas. A ação integra uma política de segurança alimentar que já contribuiu para retirar 624 mil cearenses da extrema pobreza nos últimos dois anos. Hoje, 48 mil famílias cearenses recebem, mensalmente, o benefício do Cartão Ceará Sem Fome, no valor de R$ 300.
A entrega dos tíquetes às organizações reafirma o compromisso do Estado com a construção de uma rede de apoio, onde as políticas públicas caminham junto da sociedade civil para garantir comida da mesa e dignidade para os cearenses.