CFO recebe jogo do time feminino de vôlei da Catawba College (EUA) e finaliza o intercambio das atletas norte americanas
27 de julho de 2025 - 11:47 #atletas norte americanas #Catawba College #CFo #intercâmbio #time feminino de vôlei
Texto e fotos: Ascom Sesporte
Uma tarde de troca de experiência esportiva aconteceu nessa quinta-feira (24), no Centro de Formação Olímpica (CFO). O time feminino de vôlei da casa enfrentou as meninas da Catawba College, da Universidade da Carolina do Norte (EUA), nas quadras de praia do CFO.
Para o medalhista olímpico e mundial, Oliveira Neto, organizador o intercâmbio, é preciso apresentar o CFO para o mundo conhecer o equipamento. “O Centro de Formação Olímpica é um equipamento de qualidade indiscutível e nós precisamos abrir as portas para instituições internacionais para que eles conheçam o equipamento. Atendendo uma demanda do secretário do esporte, Rogério Pinheiro, eu fiz um intercambio na universidade americana e apresentei a proposta. Trouxemos uma equipe de vôlei de praia da Carolina do Norte para passar dez dias em Fortaleza, treinando e jogando com as atletas cearenses”, disse.
O intercâmbio das atletas americanas chega ao fim com a troca de experiência com time feminino do CFO. A treinadora principal, Suzana Andrade, falou da troca de experiência entre as atletas e do estilo de jogo brasileiro. “Os brasileiros têm um sistema totalmente diferente dos Estados Unidos, aqui se consegue explorar tanto cultural como social, o nível do jogo é diferente, o estilo de jogo brasileiro é muito diferente do que é praticado lá, a gente tenta implementar isso lá, nosso estilo técnico, mas quando a gente ver pessoas fazendo é muito diferente para elas. O mais importante para mim é essa conversa essa atitude que querer conhecer e querer falar a língua e desenvolver algo novo na vida delas”.
A atleta dos EUA, Morgana Chdress, ressaltou que o nível de jogo das brasileiras é muito alto. “Eu nunca sai dos Estados Unidos é a minha primeira vez fora do país, primeira viagem internacional e estou muito surpresa com o quanto as pessoas são acolhedoras. Todo mundo que joguei aqui está sendo muito legal e sinto o nível mais alto do que jogamos lá e que é muito importante para mim e todo dia aprendo coisa nova, com uma brasileira ou com um jogo e estou muito animada para levar isso para casa”.
Vitória Lima atleta do CFO, achou incrível a troca de experiência e falou sobre a visibilidade do atleta do CFO. “Eu fico muito feliz porque a Suzana foi a minha primeira parceira e essa experiência dela trazendo aqui as americanas está sendo muito incrível é algo tudo novo e realmente é uma troca de experiência de cultura, vôlei, aspectos técnicos, e a gente passa a ter essa convivência e está sendo bem diferente. O CFO é um equipamento que abre portas para a gente, temos essa visibilidade a nível estadual e nacional e o CFO é um dos melhores equipamentos e é muito legal estar abrindo portas para que elas consigam vir para cá e fazer essa troca de experiência”.
O intercâmbio foi realizado entre os dias 16 a 26 de julho, em Fortaleza, com doze atletas da Catawba College. As atletas também jogaram com equipes da Universidade de Fortaleza (Unifor) e da Federação de Voleibol do Ceará (FEVECE). A Secretaria do Esporte (Sesporte) apoiou o intercâmbio esportivo inédito que foi além das experiências esportivas, com momentos de visitação aos equipamentos esportivos do estado e o estreitamento do relacionamento entre atletas cearenses e americanas, com troca de elementos socioculturais.