Em 24 dias, Forças de Segurança do Ceará realizam a captura de 39 suspeitos de envolvimento em crimes no Vicente Pinzón

27 de julho de 2025 - 11:48 # # # # # #

Texto e fotos: Ascom SSPDS

As capturas são correspondentes a autos de prisão em flagrante e cumprimento de mandados judiciais realizados por equipes da PMCE e da PCCE no bairro

Com o empenho dos agentes de Segurança Pública do Ceará, do dia 1º a 24 de julho, as Forças de Segurança vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realizaram, em 24 dias, a captura de 39 suspeitos de envolvimento em crimes no bairro Vicente Pinzón, que fica na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza. As capturas são correspondentes a autos de prisão em flagrante e cumprimento de mandados judiciais. No período, ainda foram apreendidas 19 armas de fogo e quase 15 quilos de drogas.

Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a partir de ocorrências registradas pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) e pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Ação ostensiva

Desde o início do mês de julho, o bairro recebe um incremento no efetivo da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que realiza patrulhamento ostensivo de forma diuturno na região. Além do Policiamento Ostensivo Geral (POG), a região conta ainda com o trabalho de equipes do 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), da Força Tática (FT) e do Motopatrulhamento.

Em uma ação realizada pelo Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar, na manhã da última terça-feira (22), um homem, de 30 anos, foi capturado em flagrante no bairro Vicente Pinzón. Com ele, os militares apreenderam mais de quatro quilos de maconha, 153 munições, um revólver calibre 38, aparelhos celulares, balanças de precisão e outros materiais relacionados ao tráfico ilícito de drogas.

Trabalho investigativo

Pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), os trabalhos investigativos relacionados aos crimes cometidos no bairro são realizados pelo 9º Distrito Policial (9º DP). Já com relação aos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), as investigações são coordenadas pela 1ª Delegacia do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), unidade especializada da PCCE.

No primeiro dia do mês, equipes do DHPP realizaram a prisão em flagrante de um suspeito de homicídio. Já no dia 09, em duas ações, outros três suspeitos foram presos em flagrante por envolvimento em uma ocorrência de tentativa de homicídio, tráfico ilícito de drogas e integrar organização criminosa, além de dois alvos capturados por suspeita de envolvimento em um homicídio. Na sexta-feira (18), o DHPP realizou o cumprimento de um mandado de prisão contra um suspeito que estava sendo investigado em crimes de homicídio e integrar organização criminosa. No total, pelo DHPP, foram capturados, no período, 13 pessoas pelos crimes de homicídio, tentativa de homicídio, integrar organização criminosa, tráfico e roubo.

Já durante uma operação deflagrada na manhã dessa quarta-feira (24), equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da PCCE, realizaram a prisão em flagrante de três suspeitos de envolvimento com o tráfico ilícito de drogas. A ação resultou ainda na apreensão de duas armas de fogo, 25 munições de diversos calibres e entorpecentes.

Captura em outro estado

Na manhã desta sexta-feira (25), um homem, de 38 anos, apontado como integrante de um grupo criminoso atuante nos bairros Vicente Pinzón e outros pertencentes à Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza, foi capturado no Maranhão. A ação é resultado de um trabalho de inteligência coordenado pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), com apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e das Forças de Segurança do Maranhão.

O homem já possui cinco passagens por crime de roubo, além de antecedentes por associação criminosa, ameaça, receptação, porte ou posse ilegal de arma de fogo, corrupção ativa, crime contra a administração pública e corrupção de menor. O investigado estava com um mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e receptação.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.