Seplag-CE fortalece governança patrimonial com visitas técnicas aos órgãos estaduais
28 de julho de 2025 - 16:31 #Coapi #planejamento #Seplag
Ascom Seplag - Texto e Foto
Zelar pelo patrimônio público a fim de garantir uma gestão eficiente e transparente em benefício de toda a sociedade está entre os deveres da administração pública. Nesse sentido, a Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), por meio da Coordenadoria de Administração do Patrimônio Imobiliário (Coapi) e da Coordenadoria de Gestão do Patrimônio Mobiliário, de Material e Recursos Logísticos (Copam), iniciou, em julho, uma série de visitas aos setores de patrimônio e contabilidade dos órgãos/entidades do Governo do Ceará.
Conforme o coordenador da Coapi, Caio Hugo Carvalho Vitor, as visitas têm o objetivo de fortalecer a padronização de procedimentos, promover o intercâmbio técnico e ampliar a eficiência da governança patrimonial. “As visitas têm como foco principal a orientação técnica, o mapeamento das fragilidades na gestão patrimonial e o alinhamento das práticas patrimoniais aos normativos vigentes, além das diretrizes previstas no Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) a ser firmado com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE)”, explica.
Já receberam as visitas da equipe da Seplag-CE as áreas de patrimônio e contabilidade da Casa Civil, Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Os demais órgãos/entidades da administração pública estadual serão visitados nos próximos meses.
Durante os encontros, as equipes da Coapi e da Copam da Seplag-CE realizam diagnósticos situacionais, revisam rotinas operacionais e esclarecem dúvidas quanto à incorporação, baixa, reavaliação, depreciação e controle dos bens imóveis do Estado, além de promoverem o alinhamento das informações registradas nos sistemas corporativos (SGBI e Siafe). Também são discutidas boas práticas de governança patrimonial e mecanismos de fortalecimento da interlocução entre os setores responsáveis.
“A iniciativa busca promover maior conformidade contábil e patrimonial, ampliar a confiabilidade das informações registradas nos demonstrativos e contribuir para a eficiência da gestão pública. Nosso objetivo é construir, junto aos órgãos, uma cultura de gestão patrimonial mais integrada, transparente e estratégica, que reflita a real situação dos ativos públicos e permita uma melhor tomada de decisão”, acrescenta Caio Vitor. “A expectativa é de que a ação resulte em avanços significativos na consolidação de uma política pública moderna e eficiente de gestão de bens públicos no Estado do Ceará”, finaliza.