Ação da PCCE resulta na prisão de CAC com armas de fogo e munições no bairro Vicente Pinzón

29 de julho de 2025 - 14:24 # # # #

Ascom PCCE - texto e foto

Um trabalho investigativo da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou, nessa segunda-feira (28), no cumpriu de um mandado de busca e apreensão e na prisão em flagrante, de um homem, de 43 anos, por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito no bairro Vicente Pinzón – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital.

A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme), com apoio da Delegacia de Narcóticos (Denarc), ambas unidades especializadas do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), para o cumprimento de um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal. O investigado é um colecionador, atirador desportivo e caçador (CAC) e encontrava-se com o registro cancelado desde julho de 2024, por envolvimento em uma ação criminosa investigada pela PCCE. A identificação do suspeito também contou com apoio do Exército Brasileiro.

Durante as buscas na residência, foram apreendidos três armas de pressão, quatro armas de fogo sendo uma Taurus PT92 calibre 9 mm, uma Taurus PT58.380 ACP, uma pistola PT58 calibre 380 e um revólver calibre 38. Além disso, outras três armas estavam cadastradas em seu nome sendo: uma T938 calibre .380, PT92 calibre 9 mm e um revólver RT838 calibre 38, que teriam sido furtadas de sua residência em 2023, fato que não chegou a ser registrado por meio de um Boletim de Ocorrência (BO).

Segundo informações policiais, entre os anos de 2021 a 2025 o investigado adquiriu 18.710 munições com valores incompatíveis com a renda declarada pelo mesmo.

Diante disso, o homem foi conduzido para sede da Desarme, onde foi autuado em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e realizado os tramites legais do mandado de busca e apreensão do material apreendido. Após a captura, ele foi colocado à disposição do Poder Judiciário.

As investigações seguem em andamento por meio da Desarme para identificar e prender outros suspeitos de envolvimento com o alvo, que também será investigado por participação em grupos criminosos.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7331, número da Delegacia Especializada de Combate ao Tráfico de Armas, Munições e Explosivos (Desarme). O sigilo e o anonimato são garantidos.