Caravana VaiVem marca início em Aquiraz
29 de julho de 2025 - 15:23 #emprego #VaiVem
Ascom SET - Texto e Fotos
Nesta segunda-feira, 28, iniciou a caravana do VaiVem Trabalhador, no município de Aquiraz. A ação tem como objetivo realizar atendimentos para a emissão dos cartões do programa, em diversos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), para quem está em busca de emprego.
A iniciativa reforça o comprometimento do governo do Ceará em facilitar o acesso ao transporte para quem está desempregado e precisa se deslocar em busca de oportunidades.
Na ocasião, estava presente o secretário do Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, que afirmou que o VaiVem Trabalhador é uma promessa de campanha do governador Elmano de Freitas e nasceu da percepção que muitas vezes o trabalhador não ia até a unidade de atendimento do IDT, buscar uma oportunidade de emprego, em virtude da falta de dinheiro para o deslocamento. “Então, o VaiVem Trabalhador surge com esse intuito, de apoiar você, que está buscando uma recolocação do mercado de trabalho ou uma oportunidade de primeiro emprego, entre os municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF)”, complementa o secretário.
Para o prefeito Bruno Gonçalves, o emprego é fundamental, “é a nossa segunda casa”. Ele reforça a importância do VaiVem, defendendo que o trabalho é necessário para a autoestima das pessoas e para o desenvolvimento pessoal e profissional. “Uma das melhores coisas que se tem é quando a gente é reconhecido profissionalmente, crescer naquilo que você faz, e essa ação oportuniza que o trabalhador possa buscar isso.”
Nesta terça-feira (29) a Caravana atende ao município de São Luís do Curu e segue para os demais municípios da região metropolitana de Fortaleza.
Facilidade na busca por emprego
Lidia Katia, recém-formada em técnica de enfermagem e beneficiária do programa, comenta da dificuldade que passava para se locomover. “A gente queria buscar oportunidade de trabalho em Fortaleza e muitas vezes não conseguiamos pagar a nossa passagem. Com esse cartão eu tenho direito a ida e volta gratuitamente.”
O VaiVem trabalhador “é uma oportunidade muito grande que nós temos, para quem realmente quer trabalhar, quem quer estudar e valeu muito a pena ter vindo até aqui e ter conquistado esse cartão, que no momento vai valer muito”, afirma Lídia.
Vai Vem Trabalhador
Inicialmente, voltado para estudantes, o programa passou a contemplar também trabalhadores desempregados que buscam recolocação profissional em municípios diferentes de onde residem. A iniciativa permite o uso de ônibus, metrô e vans para deslocamento até entrevistas ou oportunidades de emprego, dentro da Região Metropolitana de Fortaleza, promovendo inclusão social e ampliando o acesso ao mercado de trabalho.
O presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Raimundo Angelo, ressalta que “a caravana é um momento importante que vai facilitar o deslocamento do trabalhador em busca de emprego e estaremos juntos nesse processo para facilitar a inserção produtiva do nosso povo cearense”.
Para solicitar o benefício, é necessário ter 18 anos ou mais, morar na RMF, estar desempregado e se dirigir a uma unidade de atendimento do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine). No local, é preciso apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho (físicos ou digitais), além de realizar o cadastro biométrico.