Hospital de Messejana abre inscrições para Curso de Aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória
29 de julho de 2025 - 17:38 #Curso de Aprimoramento #Fisioterapia Cardiorrespiratória #Hospital de Messejana #inscrições
Jessica Fortes - Ascom HM - Texto
Arquivo pessoal - Foto
Priscila Sousa - Infografia
O Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), está com inscrições abertas para o Curso de Aprimoramento Teórico e Prático em Fisioterapia Cardiorrespiratória. Nesta edição, estão sendo ofertadas cinco vagas para atuação na Unidade de Pacientes Adultos.
Podem se inscrever fisioterapeutas com até dois anos de formação. O curso oferece atividades teóricas e práticas, sob a supervisão de preceptores com ampla experiência em enfermaria e UTI adulto, além de atuação nas áreas de reabilitação cardíaca e pulmonar.
As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis de 1º a 15 de agosto de 2025, por meio de formulário eletrônico.
O processo seletivo será realizado em duas etapas, ambas de caráter eliminatório e classificatório: prova teórica/escrita e análise curricular. A avaliação teórica ocorrerá no dia 19 de agosto de 2025, às 14h, no Auditório A do Hospital de Messejana.
A documentação exigida para a análise curricular, conforme descrito no edital, deve ser enviada para o e-mail: aprimoramento2018hm@gmail.com. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 27 de agosto de 2025, no site do Hospital de Messejana.
Experiência
Os candidatos aprovados terão acompanhamento diário e capacitação nas seguintes áreas: Fisioterapia Respiratória e Cardiovascular, Terapia Intensiva, Reabilitação Pulmonar e Transplante Pulmonar, Reabilitação Cardíaca e Transplante Cardíaco Adulto.
“Graças a essa formação, me senti pronta para buscar a residência multiprofissional. O aprimoramento me abriu portas”, detalha a fisioterapeuta Karine Vieira, participante da turma de 2018.
A fisioterapeuta, Karine Vieira, fez o curso em 2018 e lembra com orgulho da experiência profissional. Ela conta que teve seu olhar transformado e entendeu o real impacto que fisioterapia pode ter na vida das pessoas.
“Durante o aprimoramento, pude aprofundar meus conhecimentos, desenvolver um olhar mais clínico e crítico, e lapidar minhas habilidades técnicas e humanas. Aprendi a escutar com mais atenção, a agir com mais segurança e a me posicionar como uma profissional comprometida com a excelência no cuidado”, destaca.
Ela acrescenta: “O maior valor desse período foi o quanto ele me preparou para novos desafios. Graças a essa formação, me senti pronta para buscar a residência multiprofissional. O aprimoramento me abriu portas”, conclui.
O curso tem caráter voluntário, sem oferta de bolsa, ajuda de custo ou qualquer outro tipo de subsídio financeiro aos participantes.
As atividades terão início no dia 1º de setembro de 2025 e seguem até 27 de fevereiro de 2026, com carga horária semanal de 40h, totalizando 960 horas.
Para mais informações, entre em contato com o Serviço de Reabilitação Pulmonar pelo telefone: (85) 3101-4065.