Projeto Samuzinho ensina prevenção de acidentes e primeiros socorros a crianças

29 de julho de 2025 - 17:44 # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Samu 192 Ceará - Texto e Fotos

Crianças aprenderam sobre funcionamento das ambulâncias e participaram de simulações em urgência

Nesta terça-feira (29), a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) Ceará, no Eusébio, recebeu o Projeto Samuzinho. A iniciativa busca levar informações a crianças de 6 a 12 anos sobre a prevenção de acidentes, a maneira correta de acionar o serviço e o papel de cada cidadão na promoção da saúde e da segurança.

Para o superintendente do Samu 192 Ceará, Nilson Mendonça Filho, o dia foi de muita alegria e aprendizado. “É importante levar o conhecimento às crianças e mostrar como devem agir em situações de urgência, saber o número que devem acionar, para quando precisarem, chamarem a equipe do Samu”.

A ideia é ensinar também por meio da diversão

70 crianças estiveram presentes durante a ação, divididas entre duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde. Uma delas foi a pequena Ágatha Emilly Silva (foto), moradora de Maracanaú. A mãe, Ana Angélica, elogiou a programação. “Ficamos sabendo da ação do Samuzinho pelas redes sociais e viemos hoje. Inscrevi a minha filha para conhecer a importância de saber sobre o Atendimento Pré-Hospitalar”, disse.

O Samuzinho incentiva o desenvolvimento da cidadania e da responsabilidade social desde a infância. O projeto é idealizado pelo Núcleo de Educação em Urgências (NEU) do Samu 192 Ceará.

“Minha filha começou a gostar do pré-hospitalar por meio de um curso que comecei a fazer de APH. Atualmente estou fazendo curso de técnico de enfermagem. Ela acompanhou as aulas e vem se dedicando e, com isso, eu incentivo. É muito gratificante saber tudo o que ela aprendeu aqui”, concluiu Angélica.

Visita guiada à Central de Regulação incluiu aula sobre como agir em situação de emergência

As crianças conheceram ainda a Central de Regulação de Urgências do Samu 192 Ceará, por meio de visita guiada realizada pela enfermeira do NEU, Samyla Citó. A profissional explicou como funciona a central de atendimento do órgão. Os participantes também tiveram aula teórica e prática de como acionar o Samu 192 e também como agir numa situação de urgência.

“O Projeto Samuzinho é muito importante, pois sempre teremos um conhecido ou familiar que pode precisar e, com o conhecimento, nós teremos como ajudar essas pessoas. Achei muito legal e aprendi muito”, destacou Ana Clara Miranda (foto), de 10 anos.

A turma teve ainda a oportunidade de conhecer uma ambulância por dentro e viu todo o seu funcionamento. Também receberam explicações sobre a importância de não passar trote para o número.

Crianças receberam certificados de participação