Com apoio da Coin/SSPDS, dois suspeitos de integrar organização criminosa são capturados pela PMCE
30 de julho de 2025 - 15:46 #Capistrano #Coin/SSPDS #PMCE #prisão em flagrante #SSPDS
Ascom SSPDS - texto e foto
Os suspeitos foram presos em flagrante em uma área de mata na zona rural do município de Capistrano
Um trabalho ostensivo realizado pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos de integrarem um grupo criminoso atuante na Região Norte do estado. A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do setor de inteligência da PMCE. A dupla foi capturada na manhã desta quarta-feira (30), no município de Capistrano, que fica na Área Integrada de Segurança 15 (AIS 15) do Ceará.
Com informações acerca de uma movimentação suspeita na zona rural do município de Capistrano, a Subagência de Inteligência (SAI) do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), unidade especializada da Polícia Militar, e a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS passaram a monitorar a região. Na ocasião, foram repassadas as informações para uma composição do Bepi, que empreendeu diligências pela área.
Com a chegada da equipe policial ao local identificado com a movimentação suspeita, os indivíduos efetuaram disparos de arma de fogo contra os policiais, que reagiram à agressão. Com as diligências, os militares capturaram dois homens, ambos de 25 anos de idade, sendo que um deles já possui antecedentes criminais por ameaça e porte ilegal de arma de fogo.
Um terceiro suspeito – um homem, de 32 anos, que já possui antecedentes criminais por receptação, roubo a pessoa, falsa identidade, posse irregular de arma de fogo, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, crime ambiental, integrar organização criminosa, ameaça, corrupção de menores, porte ilegal de arma de fogo e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito -, foi lesionado e socorrido para uma unidade médica.
Material apreendido
Ainda com os trabalhos no local, os militares apreenderam com os suspeitos uma espingarda calibre 12 e uma pistola calibre 9mm, além de 32 munições de calibre 12, 10 munições de calibre 9mm e sete munições de calibre 22. Também foram apreendidos três aparelhos celulares, uma balança, 66 gramas de crack, 120 gramas de cocaína, 125 gramas de maconha e dinheiro.
A dupla capturada foi conduzida para a Delegacia de Polícia Civil de Aracoiaba, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na região, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Na unidade policial, os dois suspeitos foram autuados em flagrante – sendo um dos suspeitos autuados pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e integrar organização criminosa e outro pelo crime de integrar organização criminosa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As denúncias também podem ser feitas para o telefone (85) 3101-7427, da Delegacia de Polícia Civil de Aracoiaba. O sigilo e o anonimato são garantidos.