Banco de Leite Humano do Hospital Geral Dr. César Cals completa 30 anos com solenidade nesta segunda (4)

1 de agosto de 2025 - 17:06 # # # #

Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Carla Bandeira - Arte gráfica

Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), referência em aleitamento materno no Ceará, completa 30 anos de atuação ininterrupta no próximo dia 4 de agosto de 2025. Fundado em 1995, o serviço é essencial na atenção neonatal no estado e um modelo em ações de promoção, proteção e apoio à amamentação.

A programação comemorativa, que será realizada na segunda-feira (4), às 8h, vai contar com homenagem às mães doadoras de leite e profissionais, apresentação musical, entrega do título de Madrinha do Aleitamento Materno 2025, exposição fotográfica e bolo celebrativo.

Desde o ano 2000, o BLH do Hospital César Cals é o banco de leite de referência para o Ministério da Saúde (MS), destacando-se também por ter sido o primeiro no Ceará a funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana, atendendo demandas internas e externas — uma inovação que ampliou significativamente o acesso das mães e dos bebês ao suporte especializado em aleitamento.

O banco dispõe ainda de atendimento no local, para mães externas, bem como da Sala da Mulher Trabalhadora que Amamenta (Samta), destinada a mulheres em período de lactação, mas que já retornaram ao trabalho.

A médica Rejane Santana, coordenadora do banco de leite, ressalta a importância da mulher com protagonista desses 30 anos. “Somos coadjuvantes dessa história. A protagonista é a mãe. E cada dia a gente trabalha mais para acolher e prestar o melhor atendimento”, ressalta.

Atuação e Serviços Prestados

Com uma abordagem humanizada, o BLH do HGCC oferece orientação preventiva e curativa de problemas mamários, durante o aleitamento; apoio ao prolongamento do período de amamentação; técnicas para indução da lactação, inclusive para mães que interromperam a produção de leite; coleta domiciliar de leite humano, nas casas das doadoras, com rigor técnico e biossegurança; armazenamento e pasteurização do leite, garantindo a manutenção de suas propriedades nutricionais e imunológicas; distribuição segura do leite pasteurizado, com prescrição médica, para bebês internados na Unidade Neonatal do HGCC; atendimento e suporte técnico a 13 postos de coleta de leite humano em Fortaleza, região metropolitana e no interior do estado.

Reconhecimento e compromisso com a infância

O HGCC é certificado, desde 1994, como “Hospital Amigo da Criança”, título concedido pelo Ministério da Saúde e pelo Unicef em reconhecimento às boas práticas no incentivo ao aleitamento materno e à atenção humanizada ao recém-nascido.

Números

De janeiro a junho de 2025, o Banco de leite do HGCC teve 824 mães doadoras externas, que doaram 1.232 litros. Dos quais, 695 foram distribuídos, o que beneficiou 1.008 recém-nascidos.

Serviço

Solenidade de 30 anos do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC)
Segunda-feira (4), às 8h
Local: HGCC (Avenida Imperador, 545 – Centro)