Etice viabiliza App em parceria com a Cearaprev e moderniza recadastramento e prova de vida dos servidores estaduais
1 de agosto de 2025 - 17:21 #Cearaprev #Etice #modernização #tecnologia
Texto e fotos: Ascom Etice
A campanha de recadastramento e prova de vida de 2025 está disponível desde 1º de janeiro no Cearaprev App, solução desenvolvida pelo Governo do Estado do Ceará com o apoio da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), que já conta com mais de 150 mil usuários.
A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), em parceria com a Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev), viabilizou o desenvolvimento do Cearaprev App, plataforma que moderniza o processo de recadastramento e prova de vida dos servidores estaduais.
Sobre o App
Lançado em 2022, o Cearáprev Online é um aplicativo disponível para iOS e Android que permite que aposentados, pensionistas e servidores ativos realizem o recadastramento e a prova de vida de forma totalmente digital, eliminando a necessidade de deslocamento até unidades físicas.
A ferramenta oferece tutoriais e orientações completas, tornando o processo mais acessível, ágil e seguro para os beneficiários. “O principal objetivo foi justamente facilitar a vida do cidadão, trazendo mais comodidade e eliminando a obrigatoriedade de ir até as setoriais ou à sede da Cearáprev”, explica Oscar Saldanha, diretor de Governança Digital e Gestão de Dados da Cearaprev.
Atualmente, o aplicativo é utilizado regularmente por 153.529 pessoas, entre ativos, aposentados e pensionistas.
Benefícios e inovação
Além de proporcionar mais conforto aos beneficiários, o Cearáprev App trouxe ganhos de eficiência para a administração pública estadual. Em novembro de 2023, por exemplo, foram realizados 10.056 bloqueios por falta de prova de vida, com impacto financeiro de R$ 2.829.411, valor que só foi liberado após a regularização da situação dos beneficiários.
Segundo Oscar, o aplicativo permite a gestão de bloqueios e desbloqueios de forma ágil e transparente, sempre alinhada às exigências legais. Embora não haja relação direta entre o recadastramento e a concessão de benefícios, o App contribui para que apenas cidadãos regulares tenham acesso aos seus direitos.