Casa de Saberes abre inscrições para curso “Arte em Madeira: Memórias do Campo à Estação”
4 de agosto de 2025 - 14:16 #Casa de Saberes #Curso de arte em madeira #inscrições #Memórias do Campo #Museu Ferroviário
Pedro Matheus Pinheiro - Ascom Casa de Saberes Cego Aderaldo - Texto
Emannuel Vitorino - Foto
As vagas para o curso são limitadas
Estão abertas as inscrições para o curso “Arte em Madeira: Memórias do Campo à Estação”, promovido pela Casa de Saberes Cego Aderaldo em parceria com instituições de Senador Pompeu e o Museu Ferroviário Estação João Felipe. A formação gratuita tem carga horária de 28 horas/aula e tem como proposta valorizar o patrimônio cultural do município por meio de práticas de arte-educação ligadas ao entalhe em madeira, arte tradicional do sertão cearense.
Unindo teoria e prática, o curso será conduzido pelos facilitadores Jardelson Lima (historiador) e Mayk Lima (arquiteto), que ficarão responsáveis pelo momento teórico, trazendo reflexões sobre arte-educação, patrimônio e processos formativos. A parte prática será ministrada pelo Mestre Vamirez Argemiro Gonçalves, Tesouro Vivo da Cultura do Ceará (2022), cuja presença inspiradora enriquece a experiência com mais de quatro décadas dedicadas à arte do entalhe.
A proposta do curso articula elementos como a história da ferrovia, a religiosidade popular das Almas Santas do Patu e os saberes de mestres e mestras do território, adotando a educação patrimonial como caminho para o reconhecimento e a preservação das tradições locais. A experiência propõe um mergulho na memória coletiva e na criatividade, fortalecendo o diálogo entre gerações por meio do fazer artístico.
Espaço de troca
Para Lorena Patrício, coordenadora pedagógica da Casa de Saberes Cego Aderaldo, a iniciativa representa um espaço potente de troca. “Este curso reforça o compromisso com uma educação democrática, sensível à escuta, à diversidade e aos saberes tradicionais. A partir do encontro com o Mestre Vamirez, celebramos a sabedoria prática e o fazer com as mãos como formas potentes de aprender e criar. A cada edição, é inspirador ver os(as) estudantes se expressando por meio do entalhe em madeira e descobrindo novos sentidos na arte e na cultura. Com a parceria da Prefeitura de Senador Pompeu e Museu Ferroviário, ampliamos o acesso e seguimos fortalecendo uma formação humanizadora e transformadora”, afirma.
A edição deste ano conta com a parceria da Prefeitura de Senador Pompeu, garantindo vagas específicas para estudantes do município e reforçando o compromisso com a democratização do acesso à arte e à cultura.
Descentralização
Segundo Michelle Maciel, gestora executiva da Casa de Saberes Cego Aderaldo, essa descentralização é essencial para o fortalecimento da política cultural no Ceará. “Contribuirmos com o território a partir de formações que envolve Mestre da cultura, conhecimentos científicos, sabedoria popular, teoria e prática da arte em madeira, é uma forma de reconhecer e salvaguardar os saberes tradicionais, além de ampliar o alcance das ações da Casa. A presença da Casa de Saberes Cego Aderaldo no território do Sertão Central, em parceria com os municípios envolvidos nas atividades, reafirma o compromisso com a cultura e evidencia a força mobilizadora da cidadania cultural, entendendo a cultura como um direito.
O curso é uma realização da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Conta com a parceria da Secretaria de Educação e do Departamento da Cultura de Senador Pompeu, e do Museu Ferroviário Estação João Felipe, gerido pelo Instituto Mirante.
As vagas são limitadas e as inscrições já estão abertas. Mais informações estão disponíveis nas redes sociais da Casa de Saberes.
Serviço
Arte em Madeira: Memórias do Campo à Estação”
07 a 29 de agosto de 2025 | Local: Senador Pompeu – Ce
Para mais informações