Hospital Geral César Cals celebra 30 anos do Banco de Leite
4 de agosto de 2025 - 16:47 #30 anos #Banco de leite #HGCC #Sesa
Wescley Jorge - Ascom HGCC - Texto
Thiago Freitas - Foto
O HGCC comemorou os 30 anos do banco de Leite em manhã de homenagens e reconhecimento
Na manhã desta segunda-feira (4), o Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), celebrou os 30 anos de história do Banco de Leite Humano (BLH), referência no Ceará no incentivo e promoção do aleitamento materno e doação de leite materno. O evento comemorativo reuniu profissionais de saúde, mães doadoras e beneficiadas, autoridades estaduais e federais em um encontro marcado por emoção e reconhecimento.
A cerimônia contou com a presença da secretária da Saúde do Estado do Ceará, Tânia Mara Coelho; e da senadora da República, Augusta Brito, a qual foi homenageada com o título de Madrinha do Aleitamento Materno 2025.
Senadora Augusta Brito foi escolhida Madrinha do Aleitamento Materno 2025
A programação contou com momentos simbólicos, como apresentação musical e o tradicional bolo comemorativo, celebrando as três décadas de dedicação à vida por meio da doação de leite e aleitamento materno.
Durante o evento, foi realizada homenagem a Vanessa Correia Filomeno da Silva, pela contribuição como doadora; e a funcionária do BLH, Maria Marlucuia de Carvalho Ribeiro, pelo seu compromisso e atuação ao longo de 29 anos. Também foram entregues certificados de destaque a gestores que apoiam e fortalecem as ações do Banco de Leite.
A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, destacou a relevância do Banco de Leite e das ações desenvolvidas, assim como o compromisso de cada profissional envolvido.
A secretária da saúde do Ceará, Tânia Mara, ressaltou a relevância do Banco de Leite e das ações desenvolvidas
“São 30 anos em que vocês vêm salvando crianças e oferecendo vida — uma vida com qualidade — por meio do leite materno. As doadoras também têm um papel extremamente importante, pois ajudam outras mães que não conseguem produzir leite. Isso é essencial para o funcionamento do banco de leite. É um serviço muito amplo, que só existe graças à determinação e ao compromisso de todos vocês. Por isso, nesta data, gostaria de parabenizar a todos”, ressaltou.
O diretor-geral do HGCC, Antonio de Pádua, destacou a importância das doadoras de leite materno
O diretor-geral do HGCC, em seu discurso, fez um resgate da trajetória da unidade e exaltou a importância das mães doadoras. “A justificativa de estarmos todos aqui está por trás dessas paredes: são os bebês que recebem o leite materno doado, rico em vitaminas, proteínas, anticorpos e sais minerais, e que possibilita uma alta precoce da UTI”, afirmou.