Palhaçoterapia leva alegria aos pacientes do Hospital Estadual Leonardo Da Vinci
4 de agosto de 2025 - 16:30 #alegria #HELV #Pacientes #Palhaçoterapia
Radene Fortaleza - Ascom Helv - Texto e fotos
Palhaçoterapia proporcionou um momento de descontração que pode contribuir, inclusive, com a recuperação mais rápida dos pacientes
Risos e acolhimento marcaram a manhã do último sábado (2), no Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em uma ação especial de Palhaçoterapia, pacientes e colaboradores vivenciaram momentos de descontração nos ambulatórios da unidade, promovidos por palhaços voluntários que levaram alegria e empatia por meio da arte e do bom humor.
A iniciativa partiu de Cleilton Honório, voluntário do Instituto Meraki, que atua como palhaço em ações sociais. A proposta nasceu após a internação de seu tio no Helv, em decorrência da diabetes. Sensibilizado com a atenção prestada pela equipe da unidade, Cleilton decidiu retribuir por meio da ação.
“Assim que meu tio teve alta, conversei com a presidente do Instituto Meraki sobre levar um momento de leveza aos pacientes do Helv. Queria retribuir o carinho com que ele foi tratado”, relata o voluntário, que se apresenta sob o nome artístico de Palhaço Bolinha.
A proposta foi acolhida pelo setor de Psicologia do hospital, em parceria com o Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp), como uma oportunidade de fortalecer o cuidado emocional e ampliar as ações de humanização da assistência.
“Nossa prioridade é que a experiência no Helv seja cada vez mais acolhedora e humanizada, respeitando também a dimensão emocional do cuidado”, afirma Carlota Gaspar, coordenadora do setor de Psicologia do hospital.
Pedro Ângelo, alem da visita da palhaçoterapia recebeu alta ainda no sábado
A ação teve impacto imediato e positivo entre os pacientes. “Eu estava jogando no celular quando eles chegaram. Foi muito bom, deu pra dar boas risadas. Gostei bastante”, disse o paciente Pedro Ângelo, internado há cinco dias, teve a ação como despedida ao receber alta hospitalar.
Francisca Cleide Soares, outra paciente do hospital, também aprovou o momento. “Eu não estava muito bem, mas quando eles chegaram, consegui sorrir, me senti leve, em paz.”, pontuou que está na unidade há dois dias.
Visita aconteceu na manhã de sábado (2), especialmente para pacientes e colaboradores do Helv
Acolhimento e leveza no cuidado hospitalar
A Palhaçoterapia é uma prática terapêutica complementar que utiliza a arte do palhaço e o humor como ferramentas para promover o bem-estar emocional e tornar a experiência hospitalar mais leve e humanizada.
Segundo Carlota Gaspar, coordenadora do setor de Psicologia do Helv, a técnica tem embasamento psicológico e social, e pode trazer benefícios tanto para pacientes quanto para seus familiares e profissionais de saúde.
“A palhaçoterapia, ou terapia do riso, atua como uma prática complementar voltada à promoção do bem-estar emocional e psicossocial. Auxilia na redução do estresse, da ansiedade e de quadros depressivos, além de estimular o sistema imunológico por meio da liberação de endorfina e da redução do cortisol, hormônio associado ao estresse”, explica.