Roda de conversa debate a preservação das memórias coletivas nas comunidades de Fortaleza

4 de agosto de 2025 - 14:01 # # # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto
Divulgação - Foto

A atividade, promovida pelo Sobrado Dr. José Lourenço, é totalmente gratuita e acontece na Bece

O Sobrado Dr. José Lourenço – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante – realiza a roda de conversa Mar de Memórias Periféricas, com Hannah Mariah, no dia 08 de agosto, às 14h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece). As inscrições podem ser feitas pelo link do Sympla.

O evento propõe investigar as semelhanças e contrastes entre esses territórios costeiros, destacando como o mar atravessa e molda suas identidades e memórias coletivas. A ação também se debruça sobre as práticas comunitárias de memória e as diversas linguagens artísticas utilizadas para reavivar, preservar e fortalecer o pertencimento local.

A palestrante convida para a conversa três pesquisadores e guardiões das memórias de três importantes territórios de Fortaleza: Ivoneide Góis, do Poço da Draga; Ismael Gutemberg, do Moura Brasil; e Diêgo di Paula, do Acervo Mucuripe. Tem classificação indicativa de 16 anos e conta com a parceria da Bece), espaço também integrante da Rece, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

A palestrante

Hannah Mariah é historiadora formada pela Universidade Federal do Ceará, mestranda em História Social, pesquisadora do campo patrimonial, produtora, curadora e oficineira, tendo atuado como coordenadora do Projeto Patrimônio para Todos e em outros projetos de pesquisa para ciclos da Política de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura do Ceará.

Sobre o Sobrado

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através da parceria com instituições públicas e privadas que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Roda de Conversa promovida pelo Sobrado debate a preservação das memórias coletivas nas comunidades de Fortaleza
Dia(s): 08 de agosto de 2025
Horário(s): 14h às 16h
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – Bece (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil – Fortaleza/CE)
Classificação indicativa: 16 anos
Mais informações: ascom.sobrado@institutomirante.org | (85) 99986.5086 (WhatsApp)
Atividade gratuita
Inscrições pelo Sympla