Hias lança Manual dos Primeiros 1000 Dias com foco no desenvolvimento integral da criança

5 de agosto de 2025 - 15:16 # # # # #

Levi Aguiar - Ascom Hias - Texto
Raiane Ferreira - Foto

Profissionais de saúde participaram do lançamento do Manual dos Primeiros 1000 Dias, realizado na Escola de Saúde Pública (ESP-CE)

O Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), lançou o e-book Manual dos Primeiros 1000 Dias. A publicação reúne orientações práticas e atualizadas sobre o cuidado integral na primeira infância, fase considerada essencial para o desenvolvimento saudável e duradouro das crianças. O evento ocorreu na Escola de Saúde Pública (ESP-CE), na última sexta-feira (1º).

Voltado a residentes, pediatras e demais profissionais da saúde, o material está estruturado em oito seções e 28 capítulos. Entre os principais temas abordados estão a consulta pré-natal, calendário vacinal, exame físico do recém-nascido e do lactente, além de tópicos como desenvolvimento sensorial, motor e da linguagem, com atenção a sinais de transtornos do espectro autista e ao acompanhamento de crianças com síndrome de Down.

Nutrição

Na área da nutrição, o manual oferece orientações sobre aleitamento materno, introdução alimentar, suplementação vitamínica, uso de fórmulas em casos de inviabilidade da amamentação e manejo das dificuldades enfrentadas pelas lactantes, incluindo o retorno ao trabalho.

Para a diretora-geral do Hias, Fábia Linhares, mais que um e-book, o manual é um compromisso de “cuidado e amor com a infância”. “Ele reúne o conhecimento e a experiência de nossas equipes. Os primeiros mil dias são decisivos para o desenvolvimento da criança, e esta é uma ferramenta valiosa para que profissionais de saúde e famílias ofereçam um acompanhamento qualificado”, afirma.

Coordenadora da Residência Médica, Virna Costa e Silva ressaltou que as ações nos primeiros mil dias devem começar na atenção primária

A coordenadora da Residência Médica do hospital e uma das organizadoras da obra, Virna Costa e Silva, explica que os pontos destacados no trabalho devem começar a ser seguidos de forma precoce, com os cuidadores bem orientados pelos profissionais de saúde, especialmente na atenção primária.

“Negligenciar essa fase afeta o desenvolvimento, imunidade, estrutura corporal e equilíbrio emocional e cognitivo. A carência nutricional e a ausência de vínculo com os cuidadores nesse período também geram prejuízos que podem se estender por toda a vida. Por isso, as intervenções precisam começar na atenção primária, dentro do posto de saúde, onde esse cuidado integral se inicia”, explica.

Puericultura

Para a pediatra Socorro Alcântara, preceptora do Ambulatório de Puericultura do Hias e também organizadora do Manual, a puericultura (área da saúde dedicado aos cuidados com a saúde da criança e do adolescente) é muito mais que medir peso e altura, é um olhar atento, contínuo e integral sobre o desenvolvimento infantil.

“Este manual reforça a importância do acompanhamento desde a gestação, fortalecendo o vínculo entre profissionais, cuidadores e crianças. É uma ferramenta que qualifica a prática dos que atuam na ponta, especialmente na atenção primária, e contribui para uma infância mais saudável, com mais oportunidades e menos desigualdades”, pontua Socorro Alcântara.