Policiais militares do Ceará e de Rondônia iniciam Curso Especial de Policiamento com Motocicletas da Aesp/CE

5 de agosto de 2025 - 16:44 # # # # #

Ascom Aesp-CE - Texto

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM/Raio – Turma VII), promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizou, nesta terça-feira (5), uma de suas disciplinas práticas na Área Castelão, em Fortaleza. Além de policiais militares cearenses, a qualificação conta também com profissionais de segurança do Estado de Rondônia.

Com carga horária de 278 horas/aula, o curso é dividido em disciplinas como: Seminário Introdutório, Doutrina de Operações Raio, Pilotagem Tática com Motocicletas I e II, Técnicas Policiais Especiais I e II, Tiro Policial Defensivo I e II e Defesa Pessoal.

Os instrutores são policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), considerado referência nacional em patrulhamento sobre duas rodas. Isso reforça a necessidade de uma formação sólida para atuação de excelência nas ruas.

“O Raio prioriza o patrulhamento nas áreas urbanas com nossas motocicletas de 1.100 cilindradas, que oferecem maior agilidade nos deslocamentos. Hoje conseguimos chegar a uma ocorrência em cerca de cinco minutos — tempo em que uma viatura de quatro rodas dificilmente chegaria. Por isso, priorizamos o repasse dessas técnicas de pilotagem em motocicletas de alta cilindrada”, explicou o instrutor do curso, 2º tenente PM Queiroz.

Experiências

Duas policiais militares femininas participam da capacitação, sendo uma delas lotada em Quixadá, no Sertão Central, e outra em Sobral, na Região Norte do Estado.

A soldado PM Emily, que atua em Sobral, falou sobre sua expectativa com o curso: “Minha expectativa é adquirir o máximo de conhecimento possível sobre o motopatrulhamento do Raio e levar esse aprendizado para Sobral, contribuindo com a segurança da cidade”, disse.

Já a soldado PM Laíssa comentou sobre o impacto da capacitação para o serviço em Quixadá: “Quero extrair o maior número de técnicas possível sobre o motopatrulhamento de alto risco, para repassá-las aos meus colegas e, assim, atuarmos com mais qualidade nas ruas”, afirmou.

Mas as experiências do CPRaio vão além das divisas do Ceará. O policial militar do Estado de Rondônia, cabo Andrey, veio com outros três colegas de corporação para adquirir conhecimento por meio do curso promovido pela Aesp/CE.

“O aproveitamento do curso tem sido excelente. Viemos buscar as doutrinas do Raio, que hoje é referência nacional em motopatrulhamento tático. Estamos implantando essa modalidade em Rondônia e buscamos esse aperfeiçoamento para atuar da melhor forma possível”, finalizou.